AMAZONAS ATUAL
quinta-feira, 26 maio, 2022
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Política

Fundo para amparar órfãos da Covid-19 ganha apoio no Senado

19 de junho de 2021
no Política
0 0
0
CompartilharTweetEnviar
Eliziane Gama é autora de projeto sobre fundo de amparo às crianças (Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado)
Da Agência Senado

BRASÍLIA – Senadores e convidados de audiência pública realizada na sexta-feira (18) pela comissão temporária que estuda as ações de enfrentamento à pandemia, discutiram a situação de invisibilidade de crianças e adolescentes órfãs da Covid-19 e a aprovação de projeto que institui um fundo de amparo para viabilizar o acolhimento dessas pessoas que ficaram vulneráveis.

Eles também debateram a estruturação e integração das políticas públicas envolvendo órgãos como a Justiça, o SUS (Sistema Único de Saúde) e o Suas (Sistema Único de Assistência Social) para garantir a aplicação do arcabouço que já garante os direitos das crianças e adolescentes.

Autora do requerimento para a realização do debate e também de um dos projetos (PL 2.180/2021) que prevê a criação do Facovid (Fundo de Amparo às Crianças Órfãs pela Covid-19), a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) citou estudo da economista Ana Amélia Camarano, técnica do Ipea (Instituto de Pesquisas Aplicadas), identificando – caso as mortes por Covid-19 continuassem na média de mil pessoas por dia – que cerca de 4 milhões de adultos e um milhão de crianças poderiam ficar na pobreza com a perda de idosos que sustentavam suas famílias.

De acordo com a senadora, o cenário é muito pior do que o previsto pela pesquisadora já que famílias inteiras estão indo a óbito em razão da pandemia, necessitando que o Estado atue na defesa dessas pessoas mais vulneráveis.

“Nós apresentamos um projeto para atender essas crianças e adolescentes, criando um fundo especial que poderá ser direcionado aos municípios brasileiros para o fortalecimento do Fundo Nacional da Infância. Portanto, uma ajuda a mais, um ‘plus’ para essas crianças e adolescentes em todo o Brasil”, disse Eliziane.

O projeto da senadora foi inspirado na ideia legislativa apresentada pelo jornalista Walberto Maciel, no Portal e-Cidadania. Durante a participação na audiência, Maciel informou que vários parlamentares estão apoiando e apresentando propostas no sentido de criar um financiamento para o acolhimento das crianças e adolescentes e que, neste momento, é necessário reunir os esforços para concretizar a medida.

“O que eu gostaria que acontecesse no Senado é que todos os senadores, independentemente de partido, independentemente de linha política, se unissem a um projeto, fizessem um projeto em conjunto e aprovassem esse projeto para socorrer essas crianças. Isto é mais do que urgente urgentíssimo, isto é para ontem, porque já morreram, de ontem para hoje, mais de 2,7 mil pessoas, e, pelas estatísticas, pelo menos 30% dessas pessoas deixam filhos e filhas desamparados”, argumentou.

Covid-19 em Manaus
Perdas por complicações da Covid afetaram tanto crianças quanto adultos (Foto: Reprodução)
Políticas públicas

Além de garantir o financiamento que possa auxiliar as famílias no acolhimento dos novos órfãos, o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude de São Luiz, Márcio Thadeu Silva Marques, defendeu a atuação do Poder Público em três eixos: a desinvisibilidade dessas crianças e adolescentes com estudos que identifiquem onde estão, suas demandas e quais características; a garantia de uma rede (seja familiar ou não) que ira acolhê-la e a adequação dos direitos e garantias já estabelecidos pelo Estatuto da Criança e Adolescência a essa nova necessidade. Para ele, é preciso estar atento, principalmente, para os órfãos na primeira infância.

“Por que é na primeira infância que nós temos as janelas de desenvolvimento integral, em especial, o cognitivo e o desenvolvimento afetivo, e a ausência completa dos pais desses órfãos vai comprometer a potencialização desse desenvolvimento. Quer dizer, é preciso que a gente estabeleça, seja num redimensionamento de programas como o da Criança Feliz ou de outros, que não haja essa perda da oportunidade desse desenvolvimento integral”, afirmou.

Adoção

A representante do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Silvana do Monte Moreira, informou que atualmente 29.979 crianças e adolescentes estão acolhidas em entidades de acolhimento em todo o Brasil. Destas, 14.503 estão nessa situação há mais de três anos, quando o Estatuto da Criança e do Adolescente determina o acolhimento máximo de 18 meses.

Na sua avaliação, a legislação para agilizar os processos de adoção não precisa ser alterada e sim, fazer com que as varas da infância e adolescência não sofram com acumulação de competências para que, desta forma, consigam cumprir os prazos e obrigações estabelecidos pelo estatuto da Criança e do Adolescente.

“Hoje, por exemplo, aqui no Rio de Janeiro, é infância, juventude e idoso. Em Minas Gerais: infância, juventude e criminal. No Maranhão, eu não sei se as varas têm competência exclusiva em criança e adolescente. Não sei também se cada vara tem, para cada 200 mil habitantes, um psicólogo, um assistente social e um pedagogo. Então, como dar prioridade para crianças e adolescentes se sequer o Judiciário cumpre o que é emanado do Conselho Nacional de Justiça?”, cobrou.

Ainda segundo Silvana, o número de adoções vem caindo no país. Em 2020, no período de janeiro a março, foram 683; em 2021, foram 289.

A necessidade de agilizar e correr com esses processos também foi defendido pelo Defensor Público e presidente da Comissão de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente (Condege), Rodrigo Azambuja Martins.

“Não há necessidade disso. Há necessidade desse atendimento integral, como muito bem demonstrou o doutor Marcos, para prover cuidados a esses meninos e meninas, seja ele através de um apoio financeiro, como já previsto no projeto de lei mencionado, seja através de outras ações intersetoriais com os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e com os Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), para, então, promover o desenvolvimento saudável desses meninos e meninas que perderam seus pais e suas mães”, observou.

Orçamento

Na visão das senadoras Zenaide Maia (Pros-RN) e Eliziane Gama, os avanços para atender aos órfãos da covid-19 com a adequação das políticas públicas de assistência social só poderá se tornar prioridade no país quando o governo assim os priorizar dentro do Orçamento Geral da União.

“Se a gente quer de fato trabalhar a proteção de nossas crianças e adolescentes, nós precisamos colocar essa prioridade no Orçamento da União. Quando eu apresentei agora o projeto de lei criando esse fundo especial, nós já temos o fundo da infância, mas o fundo da infância não é o suficiente para esse atendimento. Por exemplo, todo o trabalho da assistência social, que é muito lá no município, nós temos as redes municipais. E nessas redes, para elas terem efetividade, a gente precisa ter – e aí doutora Silvana lembrou muito bem – o psicólogo, precisa ter o atendimento psicossocial”, acrescentou.

O presidente da comissão, Confúcio Moura (MDB-RO), informou que vai elencar os projetos voltados à atenção aos órfãos da covid-19 e tentar inseri-los na pauta da Casa.

“Precisamos elencar – e eu vou fazer isso, porque é da nossa comissão – e eleger esses projetos prioritários para apreciação prioritária também, justamente no amparo a esse tema a que hoje eu, particularmente, fiquei, assim, bem atento, porque vocês têm muito conhecimento sobre o assunto e escancaram números extraordinários de baixa adoção. Reduziu em mais de 300%”, acrescentou.

Assuntos: Eliziane Gamamortes por covid-19órfãos da covid
CompartilharTweetEnviar
PUBLICIDADE

VejaNotícias

(Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)
Política

Grupo de empresários faz abaixo-assinado por Simone Tebet no Planalto

25 de maio de 2022
STJ mantém prisão de colombianos no AM acusados de integrarem as Farc
Política

Juiz da presidência do STJ causou prejuízo de R$ 1 bilhão à União, diz PF

25 de maio de 2022
Deputado Lincoln Portela é o novo vice-presidente da Câmara (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Política

Lincoln Portela, da bancada evangélica, substituirá Marcelo Ramos

25 de maio de 2022
Lula se mantém à frente de Bolsonaro nas sondagens eleitorais (Fotos: Ricardo Stuckert/PT e Isaac Nóbrega/PR)
Política

Partido de Bolsonaro apresenta ações no TSE contra Lula e PT sob acusação de campanha antecipada

25 de maio de 2022
Lula exaltou fatos de seu governo e criticou os de Bolsonaro (Foto: PT Facebook/Reprodução)
Política

Lula propõe união de veículos de imprensa para realizar debates eleitorais

25 de maio de 2022
Gilberto Kassab alerta sobre pressão por voto impresso (Foto: Elza Fiuza/ABr)
Política

Em 12 estados, PSD tende a apoiar Bolsonaro; em outros nove, Lula

25 de maio de 2022
Simone Tebet busca repetir feito do pai (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Política

Simone admite que não é unanimidade, mas espera apoio dos ‘tucanos’

25 de maio de 2022
Obra urbanização (Foto: Pedro Ribas/ANPr/Fotos públicas)
Política

Lei permite a ex-governador e ex-prefeito ter acesso a contratos após o mandato

25 de maio de 2022
Lula x Bolsonaro
Política

Lula tem 40% contra 32% de Bolsonaro na Pesquisa Real Time/CNN

25 de maio de 2022
TSE comprará mais 170 mil urnas eletrônicas por R$ 1,179 bilhão
Política

Federação entre PCdoB, PT e PV é a primeira aprovada pelo TSE

25 de maio de 2022
Exibir mais notícias
Próxima notícia
Refugiados venezuelanos Foto Marcelo Camargo/ABr

Mesmo com fronteiras fechadas, número de refugiados atinge novo recorde

José Melo e ex-secretários

Manobras em processos de réus da 'Maus Caminhos' levam ao caminho da prescrição de crimes

desaparecidos

Instituto coleta material genético de 57 pessoas no AM para identificar desaparecidos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AMAZONAS ATUAL

© 2021 Amazonas Atual Comunicação

Navigate Site

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos

© 2021 Amazonas Atual Comunicação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In