
Do ATUAL
MANAUS — A Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) lançou um PSS (Processo Seletivo Simplificado) para contratação temporária imediata e formação de cadastro reserva, agentes e especialistas de proteção etnoambiental. No Amazonas, são 534 vagas distribuídas em quatro FPEs (Frentes de Proteção Etnoambiental). Os profissionais vão trabalhar na proteção de povos indígenas isolados e de recente contato.
As vagas estão divididas da seguinte forma: FPE Yanomami e Ye’kuana (Amazonas e Roraima), com 209 vagas; FPE Madeira Purus, com 124 vagas; FPE Vale do Javari, com 201 vagas; e FPE Waimiri Atroari (Amazonas e Roraima), com 15 vagas. O prazo de inscrição é do dia 4 a 22 de agosto.
Além do Amazonas, o processo seletivo contempla os estados do Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima e o Distrito Federal.
O edital reserva vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A inscrição é gratuita e presencial. A Funai disponibiliza o edital em sua página na internet.