Do ATUAL
MANAUS – Inspirado em fatos reais, o curta metragem “Ri, Bola”, do diretor e roteirista amazonense Diego Bauer, será exibido domingo (24) no Amazônia (Fi)Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema, em Belém.
O filme conta a história de amizade entre Felipe Maya Jatobá, o ‘Bola’, conhecido por sua risada peculiar, e César Nogueira, que publica as gargalhadas do amigo nas redes sociais. Um trauma causado pela pandemia da Covid-19 faz o protagonista perder a voz enquanto César busca fazê-lo rir novamente.
“Quando a história surgiu, foi muito inusitado e, ao mesmo tempo, muito desafiador para mim criar um filme que flerta com a comédia e com o documentário”, diz Diego Bauer.
“É sempre uma experiência muito gratificante. Fazemos o filme para ser visto, para circular e, de preferência, no maior número possível de lugares. Isso tem um efeito ainda mais especial quando se trata de um projeto tão pessoal quanto o ‘Ri, Bola’, em que o estilo do filme, as ideias, o filme em si, são coisas assim, muito dentro de vontades minhas de experimentar uma linguagem de cinema”, acrescenta o diretor.
No elenco estão Felipe Maya Jatobá e César Nogueira, Wermon Stattos, Isabela Catão, Daniel Ferrat, Robson Ney e Andreza Afroamazônica. Diego Bauer assina roteiro, produção e direção.
O festival Amazônia (FI)Doc reúne produções dos nove países da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa) e nos formatos curta, média e longa-metragem, nos gêneros documentário, animação e ficção, além de videoclipes e videoarte.