O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Festival do Rio anuncia hoje seus vencedores

13 de outubro de 2015 Variedades
Compartilhar
Festival do Rio anuncia hoje seus vencedores - Filme Boi Neon Foto Divulgação
Filme Boi Neon, que fala das aspirações de um vaqueiro ao mundo da moda, é um dos favoritos ao prêmio principal (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Encerrado nessa segunda, 12, com a exibição de El Clan, do argentino Pablo Trapero – recordista de público no país vizinho e vencedor do prêmio de direção na recente Mostra de Arte Cinematográfica de Veneza -, o Festival do Rio realiza na noite desta terça, 13, a cerimônia de premiação, no Cine Odeon, agora transformado em Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. Treze longas disputam o Redentor para a melhor obra de ficção. O festival exibiu muitos bons filmes, mas apenas quatro ou cinco credenciam-se à premiação pelo júri presidido por Walter Carvalho.

E o Redentor vai para… O repórter gostaria de jogar suas fichas em Aspirantes, do estreante Ives Rosenfeld, mas a disputa promete ser dura. Há o veterano Ruy Guerra, que pode ser recompensado por Quase Memória, que adaptou do romance de Carlos Heitor Cony. Há o jovem Gabriel Mascaro, com seu vigoroso Boi Neon. Há o exigente Vinícius Coimbra de A Floresta Que Se Move, baseado em Shakespeare. E há o emocionante Sérgio Machado de Tudo Que Aprendemos Juntos, que causou verdadeira comoção no domingo à noite, durante sua apresentação oficial no Lagoon. Machado codirige com Fernando Coimbra o documentário Aqui Deste Lugar, que, num certo sentido, é irmão gêmeo de Tudo Que Aprendemos Juntos.

O documentário é sobre três famílias que recebem a Bolsa Família em diferentes regiões do Brasil. Por menor que seja o valor, esse dinheiro tem servido para elevar a autoestima e garantir a sobrevivência de uma parcela muito significativa de brasileiros. Jovens permitem-se criar projetos de vida, sonhar. Tudo Que Aprendemos Juntos inspira-se na história real da formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Lázaro Ramos faz um músico em crise, e acuado pela falta de dinheiro.

No desespero, aceita dar aulas de música numa ONG, na favela. Exigente e perfeccionista, ele começa se chocando com a falta de disciplina e perspectiva dos jovens, mas termina se comprometendo com eles. A realidade social da periferia e a possibilidade de refazer o concurso da Osesp em que fracassa no começo paralisam Laerte (é o nome do personagem). Ele vai continuar com seus garotos e garotas? Vai retomar sua vida, deixando a garotada entregue à própria sorte?

Prepare seu coração (e o lenço). Tudo Que Aprendemos Juntos aposta na emoção na esperança. Havia o temor de que o discurso edificante enfraquecesse o filme. Depende do olhar do público, claro, mas há uma certa ambivalência que não deixa de refletir o Brasil atual, o País real, em choque com o que o talvez queiramos construir, uma história de cartão de crédito, muito interessante. Vão vencer os sentimentos? Aspirantes e Boi Neon são mais ousados nesse sentido. E quanto a Quase Memória, o próprio Ruy Guerra exortou o público a ver seu filme com o coração, sem se preocupar em ‘entender’. A expectativa termina logo mais, e o júri terá trabalho também ao escolher as demais categorias. Melhor ator, atriz, coadjuvantes. Há muita gente jovem e talentosa concorrendo com veteranos de prestígio.

No domingo, o festival já fez a entrega do Félix, numa festa realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio, na Candelária. O Félix substitui a Mostra Mundo Gay, que até há pouco abrigava os filmes dedicados ao universo LGBTQ. Eles estão espalhados por todas as seleções, mas com troféu próprio. Com o Félix, foi criado um troféu com o nome de Suzy Capó, programadora do festival que morreu no começo do ano. O Prêmio Suzy Capó recompensa um nome de destaque do universo LGBTQ. A vencedora do primeiro Troféu Suzy Capó foi a midiática Rogéria, que há décadas tem imposta sua persona na revista, no cinema e na TV. Quanto aos filmes, o Félix principal foi para Tangerina, de Sean Baker, dos EUA. O Brasil ficou com o prêmio do júri para Beira-Mar, da dupla gaúcha Filipe Matzembacher e Márcio Reolon.

Tangerina integrou a seleção de Sundance, no começo do ano. Independentemente do prêmio, que veio coroá-lo, o filme teria feito história de qualquer maneira. É interpretado por atrizes transexuais e foi todo filmado com iPhones. A história é sobre uma trans que sai da cadeia, na véspera do Natal. Ela esteve 28 anos confinada e agora descobre que seu antigo cafetão não lhe foi fiel.

Sin-Dee (é seu nome) resolve tirar o assunto a limpo e mergulha na noite de Los Angeles com uma amiga. A odisseia das duas desenrola-se nas muitas subculturas da cidade. É uma Los Angeles como você nunca viu na tela. Beira-Mar é sobre outros dois amigos, numa praia invernal. Um deles tem um objetivo, o outro o acompanha. Rola um clima. Beira-Mar integrou a seleção de Berlim em fevereiro. No Rio, passou na Mostra Novos Rumos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

Galvão Bueno é submetido a cirurgia para tratar hérnia de disco

Ator Tom Hardy é demitido da série ‘Terra da Máfia’

‘Demolida’ por críticas do público, Casa do Patrão terá mudanças

‘Eu tô livre agora’, diz Christina Rocha sobre saída do SBT

Hello Kitty será adaptada pela primeira vez para o cinema

Assuntos audiovisual, cinema, Festival do Rio
Valmir Lima 13 de outubro de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Alice Braga reclama de exigência sobre número de seguidores em redes sociais (Foto: Instagram/Reprodução)
Variedades

‘Maravilhosa’, diz Alice Braga sobre nova relação conjugal

18 de maio de 2026
Inde Navarrette em cena de Obsessão: boa atuação em terror dramático (Imagem: Focus Features/YouTube/Reprodução)
Variedades

‘Obsessão’ expõe terror psicológico sobre amor doentio

15 de maio de 2026
Cannes 2026 não terá blockbusters norte-americanos (Imagem: YouTube/Reprodução)
Variedades

Festival de Cannes começa sem grandes produções de Hollywood

11 de maio de 2026
Foto mostra o Homem-Morcego com o Batmóvel na neve (Imagem: Instagram/Divulgação)
Variedades

‘Batman 2’ começa a ser filmado; primeira cena envolve muita neve

8 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?