Por Henderson Martins, da Redação
MANAUS – Os empresários do comércio de Manaus apostam no 13º salário para aumentar as vendas no período que antecede o Natal. A expectativa é de um crescimento de mais de 10% em relação ao ano passado, disse o presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Ataliba Antônio Filho. Conforme Ataliba, os contratos temporários já são maiores que no mesmo período de 2016 e a perspectiva é que 60% do 13° sejam investidos em compras no fim de ano.
Ataliba Antônio disse que o cenário é de otimismo, mas lembra que há dívidas contraídas pelo consumidor em anos anteriores que também devem ser quitadas. “Outra coisa que pode ser notada é que muita gente vai usar o 13° para pagar despesas pendentes, mas, de qualquer maneira, acreditamos que o crescimento deva ser de mais de 10%”, disse.
Antônio Filho disse que, com base em dados estatísticos, as compras serão de produtos com preços mais em conta, como vestuários e calçados. Ele considera que o consumidor deverá se conter no momento de compras, mas ainda assim haverá um gasto significativo com as compras de fim de ano. “A expectativa é tão grande que têm shoppings propondo aos lojistas 24h de funcionamento, então é sinal de que deverá haver uma receita grande”, disse o empresário.