Por Karina Palmeira, especial para o AMAZONAS ATUAL
MANAUS – Moradores de bairros das zonas oeste e centro-sul ficaram sem energia elétrica neste domingo, 17. Segundo a Eletrobras Distribuição Amazonas, 12 bairros foram afetados com problemas na subestação Redenção e houve necessidade de serviços técnicos de urgência, mas as pessoas questionaram a demora para solucionar o problema.
Uma moradora do bairro Parque 10 que preferiu não se identificar, disse que passou mal com a falta de energia. “Nossa cidade está quente demais, não dá para ficar sem ar condicionado, como uma empresa dessa demora mais de oito horas para revolver um problema? Isso é inaceitável”, disse.
Para resolver o problema, a Eletrobras Amazonas informou em nota que foi necessária a transferência de carga para as subestações Ponta Negra, Flores e Santo Antônio, o que afetou o fornecimento de energia elétrica nos bairros.
O locais afetados com falta de energia foram os bairros Planato, Alvorada, Flores, Tarumã, Ponta Negra, Redenção, Nova Esperança, Bairro da Paz, Colônia Santo Antônio, Dom Pedro, Conjunto Ajuricaba, Conjunto Juruá e localidades Adjacentes.
Segundo os moradores, o problema aconteceu no fim da manhã de domingo, mas fornecimento de energia só foi normalizado às 22h. Em nota, a Eletrobras explicou o motivo do atraso: “A previsão para conclusão dos serviços era para as 16h, entretanto, houve atraso devido a problemas adicionais encontrados durante a realização dos serviços. Dessa forma, a normalização da subestação Redenção ocorreu às 18h10, sendo concluída a normalização do sistema às 21h36”, informou a empresa.
Devido o atraso, todas as equipes da Eletrobras ficaram mobilizadas para a normalização da subestação Redenção, o que impactou nos demais serviços de emergência nos diversos pontos da cidade, incluindo o bairro Parque 10.
A Eletrobras informou que qualquer ocorrência na rede de distribuição de energia elétrica é necessário que o consumidor entre em contato com a empresa por meio do Call Center (0800-701-3001). Durante a ligação, é preciso informar o número de código único (número que consta na fatura de energia elétrica) para viabilizar o atendimento.