Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – Dois jogos encerram a primeira fase do segundo turno do Campeonato Amazonense 2024. Amazonas e Manaus FC, que jogaram no final de semana pela Copa Verde, entram em campo para enfrentar, respectivamente, Unidos do Alvorada e Operário. As partidas definem os classificados e as posições dos clube do Grupo A da competição.
Nesta terça-feira (26), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, jogam Unidos do Alvorada e Amazonas. Os dois clube têm 4 pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota no segundo turno. O Alvorada é o segundo colocado do Grupo A e o Amazonas está em terceiro, aplicados os critérios de desempate.
No último jogo da primeira fase do segundo turno, na quarta-feira (27), Manaus FC e Operário duelam no Estádio Ismael Beningo, a Colina, em jogo atrasado da quarta rodada.
O Gavião do Norte lidera o Grupo A, com 7 pontos, e depende de um empate para confirmar a posição, sem depender dos resultados dos adversários que jogam no dia anterior. Se vencer por qualquer placar o Operário se classifica e elimina o Nacional.
O Grupo B do Barezão está definido com Manauara em primeiro, Princesa do Solimões em segundo, Parintins em terceiro e São Raimundo em quarto lugar. Lanterna do grupo, o Rio Negro está eliminado e rebaixado para a segunda divisão de 2025.
Unidos do Alvorada e Operário, respectivamente oitavo e nono colocados na classificação geral, só escapam do rebaixamento se conquistarem o título do segundo turno.
Os confrontos das quartas de final do segundo turno serão entre Manauara e o quarto colocado do Grupo A; Princesa do Solimões versus terceiro colocado do Grupo A; Parintins contra o segundo colocado do Grupo A; e São Raimundo versus o primeiro colocado do Grupo A.
O Amazonas, campeão do primeiro turno, é um dos finalistas do Barezão e fará a decisão da competição contra o campeão do returno. Caso vença também o segundo turno, a Onça Pintada será bicampeã amazonense de forma direta.
Resultados
Três jogos foram realizados pela quinta rodada. Na sexta-feira (22), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, o Rio Negro foi goleado pelo Princesa do Solimões por 4 a 1 e teve o sexto rebaixamento desde 2008. Outros dois jogos ocorreram no domingo (24). Também na Colina o Manauara venceu o São Raimundo por 2 a 1, de virada. E no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru, Operário e Nacional empataram em 2 a 2.