
Da Redação
MANAUS – A movimentação do comércio deve ficar aquecida com a chegada do Dia dos Pais, que este ano será no dia 12 de agosto. Dados divulgados pela CDL Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus) apontam crescimento de 1,74% em relação ao ano anterior. O ticket médio de compras é de R$ 97,26. A receita bruta dos lojistas é estimada em R$ 74,600 milhões.
De acordo com o presidente da entidade Ralph Assayag, o comércio está otimista com as vendas. “Seguimos otimistas para que o movimento cresça uma vez que é nessa época que o consumidor começa a comprar mais por conta da primeira parcela do 13º salário, tivemos um bom primeiro semestre e esperamos continuar no mesmo ritmo”, explicou.
O presidente da CDL disse ainda que o mês de julho sempre é mais ameno, com poucas vendas uma vez que muitas pessoas viajam nesse período. “Férias escolares sempre deixam o comércio mais frio porque os pais aproveitam para sair da cidade, os lojistas estão preparados para o baixo movimento, porém mesmo com instabilidade estão preparando promoções para atrair os clientes em agosto e já movimentar as lojas até o fim do ano”, disse Assayag.
A pesquisa apontou que os filhos e demais consumidores vão comprar para presentear seus pais. No topo da lista estão os itens de vestuário (28,3%), seguido de calçados (18,3%), perfumes (10,9%), aparelho celular e smartphone (11,7%) e joias e relógios (8,2%). Os cinco itens também foram os mais citados na pesquisa do Dia dos Pais do ano passado.
Os pais, também, responderam aos questionamentos dizendo o que desejam ganhar no próximo dia 12 de agosto: 18,2% disseram que pretendem ganhar vestuário; 15,8% pretendem ganhar celular; 14,2% pretendem ganhar joias e relógios; 9% viagem/passeio; 8% esperam receber calçados/acessórios; 7,1% pretendem ganhar Ipod MP3 Player/MP4; e 7% perfumes e similares.