Considerando a população, a Prefeitura de Manaus gastou R$ 25,66 por pessoa enquanto o Estado gastou R$ 14,90
MANAUS – Com orçamento quase quatro vezes menor que o do Governo do Estado do Amazonas, a Prefeitura de Manaus, no primeiro ano de gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), gastou com publicidade 89,5% do que gastou a administração do governador Omar Aziz (PSD), em 2013. A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) empenhou, no ano passado, R$ 50.867.720,24. No mesmo período, a Agência de Comunicação do Governo do Amazonas (Agecom) empenhou R$ 56.770.516,56. Os dados estão nos portais da transparência da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado. Os dados do ano passado da prefeitura não estão disponíveis.
A considerar que a Prefeitura de Manaus concentra a publicidade na capital e o governo, em todo o Estado, os gastos por pessoa para divulgar os feitos de Arthur superaram de longe os do governador Omar Aziz: foram R$ 25,66 no município e R$ 14,90 no Estado, considerado a população estimada em 2013 (dados do IBGE).
Os valores acima representam todas as despesas das duas secretarias de comunicação, incluindo folha de pagamento e encargos sociais. Mas a maior parte do dinheiro numa e noutra é canalizada para as agências de publicidade, que fazem a distribuição para os meios de comunicação.
A Semcom injetou nas contas de sete agências de publicidade R$ 48.269.038,26 dos R$ 50,86 milhões empenhados. A Agecom pagou a três agências o montante de R$ 50.202.008,80.
Na Prefeitura, a agência que recebeu a maior fatia do bolo publicitário foi a Mene & Portela, que tem o curioso nome fantasia de Mene & Money. Foram R$ 26.553.427,80, ou seja, mais da metade de todas as despesas da Semcom. A segunda colocada é a Tape Publicidade, com R$ 13.514.453,85. E em seguida, a Kintaw Design e Publicidade, com R$ 3.399.042,02. A Oana Publicidade levou R$ 2.219.488,00 (veja tabela abaixo com os valores por agência).
No Estado, a divisão do bolo foi mais equilibrada entre três agências de publicidade, mas a Mene & Money ainda aprece na frente, com R$ 20.225.557,75, seguida pela Kintaw, com R$ 18.233.627,99 e a Tape, com R$ 11.742.823,06.
Só para a divulgação das festas de fim de ano, a Semcom empenhou para a Mene & Money R$ 1,4 milhão.
O governo do Estado também foi generoso com as agências. No final de outubro, cada uma recebeu um reforço de R$ 2 milhões e, no dia 18 de dezembro, a Mene & Money e a Tape Publicidade tiveram mais R$ 300 mil em empenhos.
Confira os números
Total empenhado pela Semcom em 2013: R$ 50.867.720,24
Total empenhado pela Agecom em 2013: R$ 56.770.516,56
Agências de publicidade que receberam recursos da Prefeitura de Manaus
Kintaw Design e Publicidade – R$ 3.399.042,02
Mene & Portela – R$ 26.553.427,80
Oana Publicidade – R$ 2.219.488,00
Playmidia Comunicação – R$ 563.461,44
Tape Publicidade – R$ 13.514.453,85
Lay-Out Publicidade – R$ 1.394.880,90
Digital Publicidade – R$ 624.284,25
Total: 48.269.038,26
Agência publicidade que receberam recursos do Governo do Amazonas
Kintaw Design e Publicidade – R$ 18.233.627,99
Mene & Portela – R$ 20.225.557,75
Tape Publicidade – R$ 11.742.823,06
Total: R$ 50.202.008,80