O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
PolíticaPolítica.

Deputado petista mais votado do RJ deixa partido criticando a sigla

25 de setembro de 2015 Política Política.
Compartilhar
MOLON-COMISSAO-08-04-14
Ele ainda não anuncia a candidatura e diz que a Rede escolherá o candidato após discutir um programa. Mas integrantes da nova sigla no Rio estão confiantes na possibilidade (Foto: Agência Câmara/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – A saída do deputado federal fluminense Alessandro Molon do PT, um dos vice-líderes do partido na Câmara, e a mudança para a Rede Sustentabilidade, partido criado pela ex-ministra Marina Silva, deixou petistas no Rio atônitos. Deputado mais votado do partido no Rio em 2014, ele saiu com críticas à condução nacional, sobretudo à aliança com o PMDB.

“Depois do 5º congresso do PT em Salvador, onde as propostas que defendemos para que o partido se reencontrasse com a sua história foram todas rejeitadas, conclui que não há no horizonte uma perspectiva de mudança dos rumos do PT. Além disso, a situação no Rio é gravíssima porque a o partido está totalmente rendido e entregue ao PMDB do Rio, aceitou se tornar uma sublegenda. Tenho um compromisso com o povo do Rio e não posso concordar com isso.”

Molon agora é o mais cotado da Rede para disputar a Prefeitura do Rio em 2016. Ele ainda não anuncia a candidatura e diz que a Rede escolherá o candidato após discutir um programa. Mas integrantes da nova sigla no Rio estão confiantes na possibilidade. “No que depender de mim, ele será o nosso candidato”, afirmou o vereador Jefferson Moura, da Executiva Nacional da Rede. Petistas contam que há chance de o ator Marcos Palmeira ser vice na chapa. A Rede informa que a discussão sobre a chapa e candidatos ainda não ocorreu. O ator não retornou aos contatos da reportagem.

No PT havia 18 anos, o parlamentar disputou a prefeitura carioca em 2008, mas recebeu pouco apoio do PT. Ele não conversou com os colegas de bancada do partido antes do anúncio e surpreendeu a todos. Aliados contam que a falta de apoio da Executiva Nacional no Estado e a aliança nacional e local com o PMDB fizeram com que o PT fluminense não desse espaço a seus quadros. Eles avaliam que Molon foi pouco valorizado ao longo dos últimos anos.

O contato de Molon com a Rede é antigo. Começou em 2013, quando a nova sigla não conseguiu o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Naquela época, aliados contam que ele avaliou que a opção era arriscada e decidiu permanecer no PT.

Nas redes sociais, a opção do deputado foi criticada por eleitores pelo fato de a Rede ter apoiado o senador Aécio Neves (PSDB) na eleição presidencial do ano passado. Molon diz ser preciso esquecer a disputa de 2014. “As eleições de 2014 já acabaram e o Brasil precisa virar essa página. Está na hora de quem perdeu e quem ganhou olhar para frente e não para trás”, afirmou.

Com a adesão, a Rede passará a contar com dois deputados na Câmara. Na quarta-feira passada, o deputado Miro Teixeira, também do Rio, trocou o PROS pela Rede. No início da próxima semana, quem pode anunciar a filiação ao partido é o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AC). Procurado, ele não confirmou a mudança. A Rede foi o 34º partido registrado do País – no último dia 15, o TSE autorizou a criação do Partido Novo. O grupo de Marina Silva tentou obter o registro em 2013. A ideia era lançá-la à Presidência pela sigla.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

Não votou? Saiba o que fazer para regularizar a situação eleitoral

Eleitor jovem prioriza educação; idosos defendem saúde e combate à corrupção

Ofensiva à magistratura prejudica os mais pobres, afirma ministro do STF

Empréstimos são necessários para obras de infraestrutura, diz Cidade

Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro 33% em sondagem de primeiro turno

Assuntos Amazonas Atual, Pros, Randolfe Rodrigues, Rede, sustentabilidade
Valmir Lima 25 de setembro de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Anúncio de apostas esportivas donima transmissão de jogos da Copa (Imagem: YouTube/Reprodução)
Economia

Índice de ESG no futebol mapeará relação com bets e até lixo dos times

24 de agosto de 2026
Não à propaganda de bets
Expressão

Aqui não tem propaganda de bets

21 de julho de 2026
Senador Randolfe Rodrigues é o autor do projeto de lei (Foto: Ton Molina/Agência Senado)
Política

Senado aprova criação da Universidade Fronteira Norte para incorporar alunos da Unifap

9 de julho de 2026
Painéis de energia solar: tecnologia acessível para alta renda (Foto: José Cruz/ABr)
Dia a Dia

Prefeitura cria incentivos e reduz taxas para obras sustentáveis em Manaus

18 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?