Por Jullie Pereira, da Redação
MANAUS – Com novas restrições estabelecidas pelo governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, atendimentos presenciais em órgão públicos foram suspensos e os serviços passaram a ser oferecidos pela internet e telefone. Servidores também foram escalados para trabalhar por turnos. A intenção é diminuir as aglomerações e o fluxo de pessoas circulando na cidade para prevenir contra o contágio pelo coronavírus (Covid-19).
O atendimento online e por telefone passa a ser o principal acesso a serviços públicos. A Polícia Civil, por exemplo, só vai registrar boletim de ocorrência presencial em casos emergenciais. Casos como furtos e roubos devem ser feitos na Delegacia Interativa: www.delegaciainterativa.am.gov.br.
Os idosos, que são o grupo de risco do novo coronavírus, não precisam mais ir até a sede da AmazonPrev para resolver problemas relacionados à aposentadoria ou pensão. A Prova de Vida, que deveria ser realizada pelos aniversariantes de janeiro a julho, também foi suspensa. Qualquer dúvida deve ser feita através do site www.amazonprev.am.gov.br ou pelo número 3627-3424.
No Hemoam, visitas aos pacientes internados estão suspensas por tempo indeterminado e os doadores de sangue cadastrados devem fazer agendamento pelos telefones (92) 3655-0166, 3655-0270 ou 3655-0271.
No Detran, um dos órgãos em Manaus com maior demanda de público, suspendeu o atendimento presencial e documentos que antes só podiam ser obtidos pessoalmente, agora são fornecidos pela internet ou o tempo de validade foi esticado automaticamente como o da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O governo do Estado adotou o regime de escala para a presença dos servidores nas repartições, mas não inclui atendimento ao público. O primeiro turno começa às 7h30 e termina às 15h, o segundo é das 9h30 às 17h30. A suspensão de atendimento presencial não se aplica aos casos de urgência e emergência na área da saúde.
Saiba como ter acesso aos serviços dos órgãos que não estão fazendo atendimento presencial:
PACs: Emissão de 1ª e 2ª via do RG e certidão de nascimento: (92) 99377-2327, 99263-9786 e 99145-2221; Pessoas idosas: (92) 3306-0160, 3306-0161, 3306-0163 e 98483-5075; Pessoas com Deficiência: (92) 99410-4599; Mulheres em situação de vulnerabilidade: (92) 99319-2715.
Defensoria Pública: A população pode entrar em contato pelo Disk 129, que funciona em Manaus de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. No interior, os contatos dos polos são:
Itacoatiara: (92) 984168722; Parintins: (92) 98455-6153; Humaitá: (92) 98416-5678; Tefé: (92) 98417-2747; Tabatinga: (92) 98428-2843
Polícia Civil: Os Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e delegacias especializadas só farão registro presencial de Boletim de Ocorrência em casos emergenciais. Os demais casos devem ser registrados por meio da Delegacia Interativa: www.delegaciainterativa.am.gov.br.
Detran- AM: Enquanto os serviços do Detran-AM estiverem suspensos, a população poderá tirar todo tipo de dúvidas através de 16 números de telefone que estarão à disposição de 8h às 14h. Esses telefones são dos setores com maior demanda presencial. Números: 3643-0015; 3643-0008; 3643-0084; 3643-0083; 3643-0092; 3643-0026; 3643-0062; 3643-0027; 3643-0025; 3643-0040; 3643-0057; 3643-0017; 3643-0002; 3643-0009; 3611-3086; 3654-8478.
Procon-AM: Consumidores podem enviar denúncias e tirar dúvidas pelas redes sociais (instagram: @procon_amazonas e Facebook: Procon Amazonas), pelos e-mails [email protected] e [email protected], e pelos telefones 0800 092 1512, (92) 3215-4012, 3215-4015, 3215-4009 e 99271-5519 (ouvidoria), além do site www.procon.am.gov.br.
Sine Amazonas: Os serviços de Cadastro e Vagas de Emprego, Seguro Desemprego, Orientação da Carteira de Trabalho Digital serão realizados por agendamento:
Atendimento Geral: (92) 3621-2227; Seguro-Desemprego: (92) 3621-2241; Cadastro de emprego e solicitação de vagas (envio de currículos) pelo e-mail: [email protected] ou WhatsApp (92) 98433-5624
Controladoria-Geral do Estado (CGE): Atendimento será feito apenas pelos seguintes canais: (92) 3612-4001, 99173-4001 (WhatsApp), e-mail [email protected] e site www.cge.am.gov.br.
Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus): A Seinfra vai manter o atendimento no protocolo de sua sede, alameda Cosme Ferreira, 7.600, Coroado III, somente para entrada de documentos. Outros atendimentos podem ser realizados pelos números (92) 99262-1956 e 99162-9314. Ouvidoria: 99358-8554 e [email protected].
Ipem-AM (Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas): O órgão continua disponível de 8h30 às 14h30 nos contatos: [email protected] e 3633-3087/4858 (Protocolo); [email protected] e 98439-5658 (Jurídico); [email protected] e 0800 092 2020 (Ouvidoria).
IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas): O órgão suspendeo o atendimento por 15 dias e atende no número: (92) 98440-9408; e e-mails: [email protected] ; [email protected].
Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS): Os atendimentos serão feitos exclusivamente por telefone e pelos canais on-line do órgão: Instagram (@fpsamazonas) e Facebook (/fpsamazonas), e-mail [email protected] e telefones (92) 3303-8453 e 3303-8319.
Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea): Todos os serviços oferecidos continuarão a funcionar de forma on-line, por meio do Portal de Serviços do site www.jucea.am.gov.br. O atendimento de demandas será mantido pelo e-mail [email protected] e pelo telefone 3212-4150.
Centro de Serviços Compartilhados (CSC-AM): Solicitações, impugnações, recursos administrativos, contrarrazões ou quaisquer outros serviços devem ser encaminhados para o e-mail [email protected]. Demais contatos: (92) 3214-5622, 3214-5640, 3214-5638 (cadastro) e [email protected].
Liguei inúmeras vezes para o número do PAC e chama até dá caixa postal, o outro dá caixa postal direto.