O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Corinthians acerta a volta do treinador Mano Menezes

28 de setembro de 2023 Esporte
Compartilhar
Técnico Mano Menezes retorna ao Corinthians para comandar o time na reta final do Brasileirão (Foto: Agência Corinthians)
Técnico Mano Menezes retorna ao Corinthians para comandar o time na reta final do Brasileirão (Foto: Agência Corinthians)
Por Marcos Guedes, da Folhapress

SÃO PAULO – O Corinthians tentou, de novo, pela quarta vez em menos de um ano, a contratação de Tite, 62 anos, multicampeão em preto e branco. A resposta, “não”, foi a mesma. Diante da negativa, buscou outro técnico gaúcho com história no clube, Mano Menezes, 61, que disse “sim” e já dirige o time na atividade desta quinta-feira (28).

O acerto se deu um dia após o anúncio da demissão de Vanderlei Luxemburgo, 71 anos. Havia pressa, porque os objetivos que restam na temporada são urgentes: manter a equipe na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e brigar pelo título da Copa Sul-Americana, com vaga na decisão em disputa na próxima terça (3), contra o Fortaleza, no Ceará.

Foram 48 horas agitadas no Parque São Jorge. O empate por 1 a 1 com o Fortaleza no primeiro jogo das semifinais, na última terça (26), deu-se enquanto Tite chegava ao Rio de Janeiro, recepcionado por um batalhão de repórteres que o questionava sobre o possível acerto com o Flamengo. “O que me pauta é o respeito”, respondeu, constrangido.

Reagiu, então, o Corinthians. Se a justificativa dele para não abrir negociações, “o respeito”, era que o clube paulistano tinha um treinador empregado, esse argumento caiu. Luxemburgo foi demitido. Enquanto isso, Jorge Sampaoli continuava dirigindo os treinos do Flamengo, mesmo sabendo que sua demissão – ainda não concretizada – era só uma questão de negociação dos termos da rescisão.

Do ponto de vista “moral”, palavra que Tite usa com frequência, o Corinthians passou a ter oficialmente o que o Flamengo não tinha: uma vaga. Os dirigentes rubro-negros, no entanto, mantiveram a tranquilidade, levando a crer que a chegada do profissional estava bem encaminhada. Então, os cartolas alvinegros adotaram o plano B.

Mano pousou em São Paulo ainda na noite de quarta-feira (27). No dia seguinte, acertou detalhes contratuais, com compromisso até o fim de 2025, e iniciou sua terceira passagem pela agremiação nascida no bairro do Bom Retiro. De novo, como nas duas ocasiões anteriores, chega em momento de reconstrução, embora em circunstância diferente.

Menezes desembarcou no Parque São Jorge, pela primeira vez, em 2008, logo após o histórico rebaixamento preto e branco no Campeonato Brasileiro -definido em empate com o Grêmio, dirigido por ele. “É o maior projeto do futebol brasileiro”, afirmou, recusando o então mais bem estruturado Cruzeiro.

O trabalho não foi imune a críticas, com questionamentos sobre sua participação em contratações e sobre algumas de suas escolhas técnicas. Mas o Corinthians voltou à primeira divisão com uma pontuação nunca antes alcançada na Série B e, em 2009, conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Resultados que alçaram o gaúcho, em 2010, à seleção brasileira.

Enquanto ele estava no time nacional, Tite voltou ao Corinthians – onde havia estado entre 2004 e 2005 – e ganhou quase tudo. Foi, entre outros títulos, campeão brasileiro, sul-americano e mundial. Aí, em 2013, teve um ano complicado, conviveu com ameaça de queda à segunda divisão e foi demitido.

Quem o substituiu foi Mano, que em 2014 mexeu bastante no elenco. Descartou peças como o outrora importante Douglas. Deu espaço a Rodriguinho. Foi decisivo na troca de Pato – jogador pedido por Tite – por Jadson. Fagner, Felipe e Malcom se tornaram titulares. Decisões importantes para que o time fosse, em 2015, de novo com Tite à beira do campo, campeão brasileiro.

Mano Menezes -que teve seu trabalho mais recente no Internacional e foi demitido em julho- de novo se vê na obrigação de promover uma reconstrução, com um grupo de atletas envelhecido. Renato Augusto, por exemplo, seu atleta no time em 2014, então com 26 anos, hoje tem 35 e evidentes limitações físicas. Os laterais Fagner e Fábio Santos têm 34 e 38, respectivamente.

O Corinthians, outra vez, precisa remodelar seu elenco. Mas há uma diferença óbvia no retorno do velho comandante. Ele não chega apenas para reconstruir o elenco, pensando no futuro. Existe a necessidade juntar os cacos e tentar, em menos de uma semana, fazer um bom papel para avançar à final da Sul-Americana. Antes disso, no sábado (30), há clássico contra o São Paulo, pelo Brasileiro.

Notícias relacionadas

Espanha se classifica às oitavas da Copa e elimina a Áustria

Bélgica supera desvantagem de 2 gols e elimina Senegal

Com gols de Harry Kane, Inglaterra vira e elimina Congo da Copa

Noruega é o adversário do Brasil nas oitavas da Copa do Mundo

CBF confirma lesão de Paquetá e meia deve desfalcar Brasil nas oitavas

Assuntos Corinthians, Mano Menezes, Vanderlei Luxemburgo
Cleber Oliveira 28 de setembro de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Esporte

Corinthians vira sobre o Grêmio e se afasta da zona de rebaixamento

30 de maio de 2026
Esporte

Cruzeiro x Flamengo é o confronto brasileiro da Libertadores nas oitavas

29 de maio de 2026
Lance de jogo: Vasco perdeu no tempo regulamentar, mas superou o Fluminense nos pênaltis (Foto: Filipe Reveles/Estadão Conteúdo)
Esporte

Fluminense x Vasco deixará apenas um time do Rio na Copa do Brasil

26 de maio de 2026
Yuri Alberto marcou o gol da vitória e classificação do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Esporte

Corinthians repete placar e está nas oitavas de final da Copa do Brasil

14 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?