O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Geral

Conmebol muda regra, aumenta multa e pode fechar portões em caso de racismo

9 de maio de 2022 Geral
Compartilhar
Por Igor Siqueira, da Folhapress

RIO DE JANEIRO – A Conmebol confirmou nesta segunda-feira (9), em documento enviado às associações nacionais, a alteração no Código Disciplinar da entidade, deixando mais duras as punições previstas em casos de racismo.

A mudança regulamentar envolve o artigo 17. Assim, a multa mínima ao clubes em decorrência de atos discriminatórios de torcedores passa dos US$ 30 mil para US$ 100 mil. Além disso, o Comitê Disciplinar da Conmebol pode ainda determinar, segundo a nova redação, que um clube tenha que jogar de portões fechados ou com interdição parcial do seu estádio.

A Confederação sul-americana havia sido cobrada após uma onda de episódios de discriminação em jogos de competições organizadas por ela. Em ofício, a CBF chegou a citar uma matéria do UOL, dizendo que as penas por desrespeito a itens do regulamento de marketing estavam mais pesadas do que as sanções aplicadas aos clubes por atos de racismo e discriminação de torcedores.



No ofício que encaminhou aos filiados, a Conmebol disse que foi feita uma análise das partidas até a data corrente, disputadas pelas fases preliminares e de grupos da Libertadores e Sul-Americana. A entidade citou que observou “com preocupação o número de infrações cometidas por torcedores em relação à discriminação, especificamente o racismo”.

Diante das circunstâncias, o Conselho da entidade, que envolve os presidentes das federações nacionais, definiu pela modificação do Código Disciplinar. Um dos episódios recentes gerou a prisão de um torcedor do Boca Juniors que imitou macaco na Neo Química Arena, em um jogo contra o Corinthians. O homem foi liberado após pagamento de fiança.

A nova redação do artigo 17

“1. Qualquer jogador ou oficial que insulte ou atente contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será suspenso por um mínimo de cinco jogos ou por um período de tempo mínimo de dois meses.

2. Qualquer Associação Membro ou clube cujos torcedores insultem ou atentem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será sancionada com uma multa mínima de cem mil dólares americanos (USD 100.000). Da mesma forma, o Órgão Judicial competente poderá impor a sanção de jogar um ou vários jogos à porta fechada ou o fechamento parcial do estádio.

3. Se as circunstâncias particulares do caso requerem, o Órgão Judicial competente poderá impor sanções adicionais à Associação Membro ou ao clube, jogador ou oficial responsável.

4. Se proíbe qualquer forma de propaganda de ideologia antes, durante e depois da partida. Aos infratores dessa disposição, serão de aplicação as sanções previstas nos pontos 1 ao 3 desse mesmo artigo.”

Notícias relacionadas

Justiça autoriza filha de Elon Musk a mudar de nome e gênero

Drone americano esteve em ataque ucraniano, diz Rússia

Líderes do Senado apresentam a Fux benefícios extras para magistrados

Almoço de graça gera fila de dois quarteirões em Belo Horizonte

Otan defende reforço militar na fronteira leste e envio de mais armas para a Ucrânia​

Assuntos Conmebol, multa, Racismo
Luana Davila 9 de maio de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Pistolas foram entregues à Guarda Municipal (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)
Dia a Dia

Militarização das polícias reforça racismo institucional e combate a pobres e negros

5 de junho de 2022
Variedades

Thiaguinho diz que é necessário discutir racismo com brancos: ‘Nós sofremos’

26 de maio de 2022
Esporte

Futebol mostra que decisão do STF sobre racismo ainda ‘não pegou’

23 de maio de 2022
Teste do bafômetro identifica se condutor dirige sob efeito de álcool (Foto: André Borges/Agência Brasília)
Dia a Dia

STF mantém proibição de venda de bebida alcoólica nas estradas

19 de maio de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?