Da Redação
MANAUS – A Amazonas Distribuidora de Energia lidera o ranking das empresas com maior número de reclamações no Amazonas, segundo lista do Procon Manaus divulgada nesta terça-feira, 26. Foram 937 queixas registradas em 2018. A concessionária de água Águas de Manaus é a vice-campeão com 738 reclamações.
Empresas de telefonia aparecem também entre as mais contestadas pelos consumidores. A NET Serviços é a terceira do ranking, com 309 reclamações no ano passado. Com relação aos bancos, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco são os campeões.
A maior parte das reclamações são de contestação de dívidas, cobrança indevida, repetição de débito e renegociação de débitos. O Procon informa que resolve 80% dos casos, sem a necessidade de ação judicial.
“As empresas precisam melhorar seus canais de atendimento, seja pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, o SAC, pelos Call Centers ou até mesmo nas redes sociais, para tentar resolver as questões antes que elas precisem chegar aos órgãos de proteção ao consumidor. Algumas empresas já avançaram bastante nisso, mas, infelizmente, outras ainda estão engatinhando”, disse Rodrigo Guedes, diretor-presidente do Procon Manaus.
O consumidor pode registrar queixa pelo telefone 0800 092 0111, pelo WhatsApp 98842-3030 ou na sede do Procon, na rua Afonso Pena, 38, Praça 14 de Janeiro, zona Sul.
Ranking de reclamações / Procon Manaus 2018
1. Amazonas Energia – 937
2. Manaus Ambiental – 738
3. Net Serviços (Claro Combo) – 309
4. Telemar Norte/ Leste – 245
5. Telefônica Brasil – Vivo – 229
6. Benchimol Irmãos & Cia – 207
7. Amazon Cell Comércio – 166
8. Banco Bradesco – 132
9. Tim Celular – 131
10. Carrefour – 124
11. Sky Brasil – 116
12. Caixa Econômica Federal – 110
13. Motorola Mobility Ltda – 108
14. Samsung Eletrônica – 98 15. ICS Informática, Celulares e Serviços – 98