
Da Redação
MANAUS – Caiu o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Manaus. A redução foi de 51% nos últimos 14 dias. No interior do Amazonas, a situação é inversa. Houve aumento de 8% nos casos confirmados de pacientes com Covid-19, doença gerada pelo vírus. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 5, pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde). Os indicadores mantêm Manaus na fase vermelha, enquanto o interior permanece na fase roxa da pandemia.
“Chegamos a ter quase 3 mil casos diários no Amazonas, que aconteceu em meados de janeiro. No entanto, apresentamos uma redução nessa variação nos últimos 14 dias de menos 33% no estado e 51% dessa redução é observada em Manaus. Chamo atenção para o pequeno aumento no interior. A gente precisa virar a chave um pouco e ter um olhar diferenciado para os nossos municípios, no sentido de manter as medidas de contenção”, disse Cristiano, diretor interino da FVS.
Também é menor o número de mortos . Nos últimos 14 dias o estado registrou redução de 45% nos óbitos, Manaus representa 49% no índice de queda e o interior, 32%. A FVS alega que as reduções ocorreram devido às restrições para evitar aglomerações.
“Ainda temos muitas pessoas internadas em UTI. Então, provavelmente, ainda vamos viver com (muitos) óbitos. Infelizmente é o cenário que temos. Estamos no caminho certo e só foi possível atingir essas reduções através do sacrifício e da participação de cada um”, disse Cristiano.
O diretor da FVS admite que houve redução no isolamento social. Quando foi mantida essa restrição, segundo Cristiano, houve redução no número de novos casos da doença. “Nós notamos que nas duas últimas semanas o isolamento social caiu pra menos de 50% e isso é até esperado, no entanto precisamos que nesse ajuste com ampliação de horários as pessoas continuem mantendo as medidas de restrições com isolamento e uso de máscara. Precisamos cumprir as regras determinadas e que foram necessárias pra gente manter a redução dos casos”, disse.
O governador Wilson Lima ampliou o período de circulação de pessoas nas ruas de Manaus. O toque de recolher na cidade será de 21h às 6h, a partir da próxima segunda-feira,8. O comércio também terá o horário ampliado e funcionará das 9h às 17h de segunda a sábado. As flexibilizações têm duração de 15 dias.