O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a DiaDia a Dia.

Campanha de vacinação contra gripe será aberta neste sábado

29 de abril de 2016 Dia a Dia Dia a Dia.
Compartilhar
20/05/2015-Vacinação contra a gripe terminará na sexta-feira (22) Asa Sul, Brasília, DF, Brasil 20/5/2015 Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília
Vacinação contra a gripe H1N1(Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília)

MANAUS – O ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra os vírus da Influenza (gripe) será aberto oficialmente em Manaus, às 8h30 deste sábado, 30, pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto. A abertura será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gebes Medeiros Filho, no bairro Jorge Teixeira II, na zona Leste.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é vacinar 396.970 pessoas até o dia 20 de maio, quando a campanha será encerrada na capital. Quatrocentas mil doses da vacina já foram distribuídas aos cinco distritos de saúde (Disas), responsáveis pelo abastecimento dos mais de 900 postos de vacinação que estarão em funcionamento nesse ‘Dia D’.

Além das unidades de saúde do município, a vacina será oferecida em outros locais com grande circulação de pessoas, como shoppings, farmácias e supermercados. Equipes volantes também estarão atuando nas ruas para facilitar o acesso da população ao serviço de imunização. No total serão 4,5 mil profissionais de saúde envolvidos no ‘Dia D’, trabalhando entre 8h e 17h. A partir da próxima segunda-feira, 2, até o dia 20 de maio, as doses serão encontradas somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

“Neste sábado teremos 962 postos de vacinação à disposição da população e esperamos uma grande adesão, para que possamos superar a meta mínima de vacinação da campanha, que é imunizar 80% do público alvo”, destaca Homero de Miranda Leão.

Devem receber a vacina crianças na faixa etária entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde (excluindo os da área administrativa); indígenas que moram em aldeias, assistidos pelos órgãos competentes; idosos com 60 anos ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 18 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e as pessoas com doenças crônicas como diabetes, cardiopatia, hepatopatia e algumas doenças neurológicas. Este último grupo deve apresentar a carteira do programa ou laudo médico, os demais devem apresentar a identidade e as crianças a carteira de vacinação.

No caso de pessoas acamadas, dentro do grupo prioritário, a Semsa irá disponibilizar a imunização na residência. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800-280-8280 até o dia 20 de maio.

“A vacina desta campanha protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. É constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contém vírus vivos e não causa a doença. Há contra indicação apenas para pessoas com alergia ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores”, explicou a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, alertando também que pessoas que apresentaram quadro febril recentemente, devem se restabelecer antes de receber a dose. “A recomendação é esperar 15 dias após a cessão da febre”, frisou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a influenza é um problema de saúde pública no Brasil e a principal forma de prevenção é a vacina. A infecção pode levar a complicações graves e pode oferecer risco de morte, especialmente entre os que fazem parte dos grupos de alto risco, ou seja, crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A cada ano a doença pode se apresentar de forma diferente, assim como pode afetar diferentemente as pessoas. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Apesar da recomendação para adoção de medidas preventivas rotineiras, como a correta higienização das mãos de forma regular, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença e suas complicações.

(Com informações da assessoria da Semcom)

Notícias relacionadas

Dalton Mello, pai dos atores Selton e Danton, morre aos 84 anos

Justiça mantém prisão de advogado suspeito de estuprar três menores em Manaus

Homem é preso com 108 kg de mercúrio no Porto da Ceasa, em Manaus

Casal é condenado a 9 anos de prisão pela morte de mãe e filho em Manaus

Pesquisa do Inpa revela potencial do samburá para tratamento do diabetes

Valmir Lima 29 de abril de 2016
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Esporte

Inglaterra vira sobre a Noruega na prorrogação e avança à semifinal da Copa

11 de julho de 2026
Dia a Dia

Dalton Mello, pai dos atores Selton e Danton, morre aos 84 anos

11 de julho de 2026
Esporte

Ayrton Senna é reconhecido oficialmente como Herói da Pátria 

11 de julho de 2026
Política

Flávio Bolsonaro divulga carta de seu pai pela qual o classifica como ‘porta-voz’

11 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?