
Do ATUAL
MANAUS – Um caminhão-baú com 10 toneladas de laranja e 2 toneladas de coco vindo de Rorainópolis (RR) foi impedido de entrar no Amazonas. O bloqueio foi da Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado) porque Roraima está em quarentena por conta da praga mosca-da-carambola. O inseto se reproduz fácil e contamina as frutas.
A quarentena foi declarada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em abril de 2023 nos estados de Roraima, Amapá e parte do Pará. O Amazonas ainda não registrou ocorrência da praga.
Por conta da situação, todos os frutos em que a mosca-da-carambola atinge estão proibidos de circular dos estados onde há casos da praga para outras unidades da federação.
A praga tem potencial para gerar grandes danos à fruticultura e ataca 30 espécies, como manga, laranja, jaca, goiaba, tomate, acerola, pimenta-de-cheiro e carambola
Segundo o Mapa, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a mosca-da-carambola é a principal ameaça à manutenção dos mercados de exportação.
No do coco, a fruta é potencial hospedeiro do ácaro hindustânico – praga que também atinge a produção de citros.
As 2 toneladas interceptadas estavam sem a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), documento obrigatório para acompanhar o trânsito de partida de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal.