Do ATUAL
MANAUS – O grupo Buia Teatro, de Manaus, participará do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP) com o musical “Bertoldo – Estudo nº 1”. O espetáculo conta a história de um tubarão que busca conselho humano para lidar com sua existência e é inspirado em conto do alemão Bertolt Brecht. A apresentação será no dia 24 de julho.
A encenação da companhia amazonense é uma das 37 atrações de dez estados brasileiros e cinco países – além do Brasil, Colômbia, Itália, Bélgica e França. O festival ocorre desde 1969.
Tércio Silva, diretor do espetáculo e fundador da Buia Teatro com a atriz Maria Hagge, o musical aborda tema atual. “A história segue Bertoldo que, influenciado pelas ideias absurdas do professor Ninguém, considera capturar e aprisionar peixinhos em gaiolas no fundo do mar. No entanto, o destemido professor Alguém e um peixinho sagaz percebem o perigo iminente e fazem de tudo para alertar o cardume”, diz.
Segundo Tércio, é muito importante levar a fábula, que trata de temas cruciais, como a busca por aceitação e a importância da amizade, e questiona a ética de ações predatórias e a manipulação de informações, aos palcos do FIT Rio Preto, que reúne espetáculo críticos sobre política e relações humanas.
“Bertoldo” utiliza o humor, a música, formas animadas e interações diretas para cativar o público. O figurino, inspirado na obra do artista Bispo do Rosário, formam um visual de fantasia.
“Exploramos este trabalho com um olhar carinhoso sobre as infâncias, buscando valorizar a presença e a criança como protagonista neste espaço. Muitos colaboradores queridos se uniram a essa pesquisa, dedicados ao propósito de fazer teatro com autenticidade e generosidade. Este espetáculo nos convida a refletir sobre a nossa sociedade e suas complexidades”, diz Tércio.
O festival ocorre entre os dias 18 e 27 de julho. A maioria das apresentações é gratuita.