O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Brasil lidera ‘epidemia’ de cesárias no mundo, diz OMS

10 de abril de 2015 Dia a Dia
Compartilhar
Foto_Gestante_Divulgação
A declaração foi feita em Genebra, em uma tentativa de convencer médicos, hospitais e mulheres para que repensem os partos (Divulgação)

 

GENEBRA – A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta para o Brasil como o líder em cesáreas e alerta que o aumento nas práticas em partos se transformou em uma “epidemia”. A declaração foi feita em Genebra, em uma tentativa de convencer médicos, hospitais e mulheres para que repensem os partos.

Para a OMS, cesáreas somente devem ser realizadas quando existem “motivos médicos”.

“Desde 1985, sempre dissemos que a taxa ideal de cesáreas seria de 10% a 15% dos partos em um país”, disse Marleen Temmerman, ginecologista e diretora de Saúde Reprodutiva na OMS. “Mas o que vemos é um aumento dramático”, declarou.

Em 20 anos, todas as regiões do mundo registraram um aumento nos casos de cesáreas. “Há uma epidemia, mesmo quando não existe uma necessidade médica”, declarou a diretora, indicando que mesmo na África a taxa também aumentou.

Em média, a taxa de cesárias na Europa é de 20% a 22%, contra 15% há 20 anos. Já nos Estados Unidos, a taxa é de 32,8%.

Sobre o Brasil, a OMS não poupa críticas. “o Brasil é o líder mundial”, informou.

Com mais da metade dos nascimentos no País realizados por cesáreas. Hoje, apenas dois países do mundo vivem essa situação em que partos naturais são minoria. O outro é o Chipre.

“O que vemos é que, em duas décadas, os casos no Brasil aumentaram de forma exponencial”, disse a diretora. Dados da OMS de 2011 mostram que 53,7% dos partos no Brasil eram cesáreas, a maior taxa do mundo. Em 2010, essa taxa era de 52,3%. As estimativas, porém, apontam que ao final de 2014 a taxa já teria chegado a 55%.

Matin Gulmezoglu, coordenador do Departamento de Saúde Maternal da OMS, admite que governo e entidades brasileiras estão tentando reduzir a taxa. Mas alerta que “não será uma tarefa fácil, já que a prática parece estar disseminada”.

Pelo banco de dados da OMS, que de fato não consegue incluir todos os países por falta de informação, a Colômbia apresenta um número elevado, de 42%, contra 43% na República Dominicana. No Chipre, a taxa chegou a 50%, contra 47% no Irã.

Segundo ele, existem diversas razões para o aumento da prática. “Em primeiro lugar, essas operações são mais seguras hoje, com antibióticos e anestesia”, disse.

Mas a diretora da OMS culpa os médicos e hospitais por ter dado início à “epidemia”. “Quando há a medicalização dos partos, vemos um aumento das cesáreas”, disse. “Para um ginecologista, é melhor fazer cesárias para que possam organizar suas e hospitais puxam nessa direção para que tenham uma agenda determinada”, explicou. “É uma questão logística, não financeira.”

Outro alerta da OMS é de que as práticas passaram a fazer parte da “cultura” de certas classes sociais. “Precisa haver uma conscientização de que, apesar de segura hoje, trata-se de uma intervenção cirúrgica que pode ter impacto negativo para a mãe e a criança”, analisou a especialista.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

 

Notícias relacionadas

Governo federal destina R$ 8,1 milhões a Manaus para ações de defesa civil

Governo amplia combate ao crime organizado na Amazônia

Municípios perdem recursos por não reduzirem desigualdades na educação

Polícia cumpre 26 mandados de prisão no combate a agiotagem e extorsão em Manaus

Familiares pedem que deputados acompanhem caso de PMs presos

Assuntos Aumento, cesária, OMS, parto
Valmir Lima 10 de abril de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Tedros Adhanon, diretor da OMS (Foto: OMS/Divulgação)
Saúde

OMS descarta indícios de “surto maior” de hantavírus

12 de maio de 2026
Amamentação é benéfica para a mãe e o bebê (Foto: Fernando Frazão/ABr)
Saúde

Manaus atinge 97,8% de amamentação exclusiva de bebês

22 de abril de 2026
Relatora Clarissa Tércio afirma que mulher tem direito de registrar o parto (Foto: Kayo Magalhães/Agência Câmara)
Política

Projeto de lei torna fotógrafo ou cinegrafista acompanhante no parto

30 de março de 2026
Laudo de Raio-X de pessoa com tuberculose (Foto: Eduardo Gomes/ILMD- Fiocruz Amazônia)
Saúde

OMS defende testes rápidos para diagnosticar e combater a tuberculose

24 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?