O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Bolsonaro se recupera de problema gástrico, mas sem previsão de alta

16 de julho de 2021 Política
Compartilhar
Presidente Bolsonaro caminhando pelo hospital Vila Nova Star (Foto: Reprodução/Twitter/@jairbolsonaro)
Por Carolina Linhares, da Folhapress

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro passa bem e segue evoluindo, informou nesta sexta-feira por volta de 13h, o hospital Vila Nova Star, em São Paulo onde ele deu entrada na noite de quarta-feira (14).

O novo boletim médico afirma que Bolsonaro “passa bem e permanece evoluindo satisfatoriamente, com a conduta médica inalterada”. A nota, assinada pelo médico Antônio Luiz Macedo e outros quatro medicos, afirma não haver previsão de alta.

Mais cedo, às 11h40, Bolsonaro postou uma foto em que caminha pelo hospital. “Em breve de volta a campo, se Deus quiser. Muito fizemos, mas ainda temos muito a fazer pelo nosso Brasil. Obrigado pelo apoio e orações”, escreveu.

Na foto, Bolsonaro está sem máscara, apesar da recomendação do uso da proteção contra a Covid-19. A Folha questionou o hospital sobre a obrigatoriedade do uso da máscara nos corredores, mas ainda não obteve resposta.

Na recepção e do lado de fora do hospital, todos os funcionários e médicos circulam com máscaras.

A manhã foi tranquila em frente ao hospital, com intensa presença de jornalistas, mas sem grupos de apoiadores do presidente. Houve gritos de “genocida” por transeuntes. Jair Renan, um dos filhos do presidente, publicou uma foto em que aparece ao lado do pai, deitado na cama do hospital.

Também pela manhã, o verador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) chegou ao local, e a primeira-dama, Michelle, foi vista deixando o hospital.

Na noite de quinta, auxiliares do presidente compartilharam imagem em que ele aparece lendo papéis e indicaram que Bolsonaro segue trabalhando.

O boletim médico anterior, divulgado na noite de quinta, informou que foi retirada a sonda nasogástrica que Bolsonaro estava usando por causa de uma obstrução intestinal, identificada na quarta (14), quando o presidente se internou no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, com dores e em meio a uma crise de soluços. O início da alimentação do presidente estava previsto para esta sexta.

O médico Antônio Macedo, que cuida do presidente, afirmou à Folha que inicialmente o paciente receberá alimentação líquida, o que é necessário na fase de retomada da atividade digestiva. Posteriormente, ele passará a receber alimentos pastosos e, finalmente, sólidos.

Na quinta, em entrevista à Rede TV!, Bolsnaro afirmou que estava afastada a necessidade de cirurgia –a transferência do presidente para São Paulo tinha como objetivo inicial verificar se uma operação teria que ser feita.

Ainda na etrevista, Bolsonaro disse que deve ter alta nesta sexta-feira e que as funções intestinais estão se recuperando apenas com o tratamento terapêutico, sem a necessidade de cirurgia.

“Dada a facada que eu recebi e quatro cirurgias, essa obstrução (intestinal) é sempre um risco muito alto. Mas, graças a Deus, de ontem para hoje, evoluiu bastante esse quadro. Então, a chance de cirurgia está bastante afastada”, disse o presidente.

Antônio Macedo estava ao lado do paciente durante a conversa e confirmou a melhora. À Folha, depois da entrevista na TV, Macedo disse que, diferentemente do que havia anunciado Bolsonaro, a alta não está prevista para esta sexta.

“A cirurgia, a princípio, está afastada, uma vez que o intestino começou a funcionar e o abdome está mais flácido e mais funcionante”, disse Macedo ao programa da RedeTV!.

O médico afirmou ainda que a sonda gástrica que Bolsonaro está usando deve ser retirada, mas que o mandatário terá que seguir uma dieta líquida. “O presidente hoje [quinta-feira] melhorou. Ele ainda está de sonda gástrica, nós estamos estudando a retirada da sonda porque os barulhos do abdome são bons, os ruídos são bons”, afirmou.

“E aquela área obstruída do lado esquerdo (do abdome), fruto de aderências decorrentes de toda essa complicação que ele teve, já esta mais palpável, pode permitir a retirada da sonda gástrica, ainda garantindo dieta líquida”, explicou o especialista.

Notícias relacionadas

Redes sociais democratizaram debate público, mas disseminam desinformação, diz Barroso

Voto de Cármen Lúcia sobre Ficha Limpa é de ‘elevada relevância’, diz Movimento Anticorrupção

Prefeitura repassará R$ 348,4 milhões à Câmara Municipal este ano

Justiça nega extradição para o Brasil e ex-deputada Carla Zambelli é libertada na Itália

Suplente de Alcolumbre é indiciado pela PF por associação criminosa e corrupção

Assuntos alta médica, Bolsonaro
Murilo Rodrigues 16 de julho de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde ficará em uma sala de Estado (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Política

PGR dá aval para Bolsonaro fazer cirurgia no ombro

25 de abril de 2026
Ex-presidente Jair Bolsonaro em momento com soluço (Imagem: X/Reprodução)
Política

Michelle diz que Bolsonaro está há seis dias sem soluços

4 de abril de 2026
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política

Bolsonaro vai precisar de cirurgia no ombro, diz defesa ao STF

4 de abril de 2026
Política

Moraes proíbe drones perto da casa onde Bolsonaro cumpre prisão

29 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?