Por Lúcio Pinheiro, da Redação
MANAUS – Ato oficial de filiação de David Almeida ao PSB, na tarde desta quinta-feira, 22, em Manaus, reuniu políticos e lideranças partidárias de 11 legendas. Em seu discurso, o presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) disse que, se todos os presentes caminharem juntos nestas eleições, o Amazonas romperá com o ciclo de governos do atual grupo que governa o Estado. “Se nós estivermos unidos nesta eleição, o Amazonas vai fazer a virada nessa dinastia política que está governando o nosso Estado”, disse David.
Participaram do ato político do PSB parlamentares e lideranças partidárias do PT, PCdoB, PP, PR, PSL, Podemos, Avante, Pros, PV, DEM, PMN e Patriotas. Durante seu discurso, David listou ações que realizou durante seu governo interino (maio a outubro de 2017) e disse que o povo decidirá se ele será ou não candidato ao governo.
“Agradeço à confiança do presidente nacional Carlos Siqueira, do deputado estadual Serafim Corrêa, à militância do PSB, e dizer que, assim como vocês, eu quero mudança no meu Estado. Quero a transformação de sonhos em realidade, quero, juntamente com a [ex-deputada federal] Rebecca [Garcia-PP], e todo esse grupo que aqui nos acompanha, que esse Estado possa dar um salto de modernidade como fizemos em cinco meses que tivemos no governo do Estado. É possível”, discursou David.
O presidente da ALE-AM diz que foi para o PSB pela história do partido. “Estou filiado no PSB porque o PSB, no Brasil e no Amazonas, tem uma história de credibilidade, de honestidade, e de compromissos firmados pela pessoa do ex-prefeito [de Manaus] e deputado [estadual] Serafim Corrêa. Sou um soldado das fileiras do PSB. À militância do PSB, saiba que estou entrando para ser um de vocês. E juntos buscarmos a mudança e a transformação que o nosso Estado e País desejam”, disse David.
Até o final
David prometeu a uma das principais aliadas presente no evento, Rebecca Garcia, que o “acordo” entre os dois está mantido “até o último momento”. Sem citar nomes, o deputado estadual e pré-candidato ao governo disse que “muitos” tentam afastá-los, mas não vão conseguir. A reportagem apurou que a ex-deputada trava conversas com o governador Amazonino Mendes (PDT).
No discurso que fez antes de David, Rebecca declarou que quem decide o cargo ao qual será candidata é o povo. O presidente da ALE-AM concordou com a aliada, ao prometer lealdade à ex-deputada e ao pai dela e presidente do PP, Francisco Garcia, que também estava no ato político. “Muitos tentam, muitos querem nos afastar. O nosso acordo está mantido. Nós vamos até o final. E quem vai decidir o cargo que eu vou disputar, e o que a Rebecca vai disputar, será o povo do Estado do Amazonas”, disse David.
David e Rebecca se aproximaram politicamente em 2017, na eleição suplementar para o governo. Impedido de se candidatar pelo presidente do PSD, Omar Aziz, o presidente da ALE-AM, que ocupava interinamente o posto de governador, declarou apoio à candidatura da ex-deputada federal. Ela ficou em 3º lugar no pleito.
Agora em uma sigla que lhe sustenta um projeto de disputa pelo governo, David tenta manter a aliança com Rebecca. Mas não tem a certeza de que a ex-deputada queira fazer uma dobradinha com ele, na posição de vice. Em público, a ex-deputada federal diz que tem tudo para seguir com David nestas eleições.
“Tenho certeza que nós temos tudo para caminhar juntos. Temos aí uma longa caminhada, onde quem vai decidir as candidaturas majoritárias será o povo do nosso Estado, por meio de pesquisa. Porque acima de qualquer coisa, está a vontade do povo do Amazonas e nós vamos respeitar a vontade do povo”, declarou Rebecca.
Decisão é local
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que veio a Manaus participar do ato de filiação do presidente da ALE-AM, disse que a decisão de disputar o governo do Amazonas com David será da direção estadual do partido, mas que já tem a anuência dele.
“O Amazonas, assim como o Brasil, precisa mudar suas lideranças. Precisamos de jovens homens e mulheres que tenham o desejo de mudar o País. O Partido Socialista Brasileiro é feliz por ter a filiação do David Almeida, uma das mais importantes da história recente do PSB. Ele está preparado para assumir qualquer função majoritária. Não sou eu que estou dizendo, é o povo. É com muito orgulho que estamos aqui, tanto pela quantidade de pessoas como pela quantidade de forças políticas”, afirmou o dirigente do PSB.
Presidente de honra do PSB no Amazonas, Serafim Corrêa disse que o partido avança com o ingresso de David. “A vinda do David para o PSB é um avanço, pois estamos tratando de um quadro jovem e qualificado da história recente da política amazonense. Agora tem o inicio de um processo de uma construção coletiva, objetivando as eleições de 2018”, defendeu Serafim.
Único desejo
Presente no evento, Eron Bezerra, do PCdoB, declarou que o Amazonas precisa urgentemente de renovação. E todos ali, na plateia e no palco, segundo ele, tinham algo em comum, impedir a reeleição do governador Amazonino Mendes (PDT). “Todo mundo aqui tem um único desejo, uma única esperança: que nós não cheguemos ao século XXII vendo de novo o Amazonino governador”, afirmou o comunista.
Segundo Eron, o PCdoB fará o “possível” e o “impossível” por uma grande aliança que faça frente ao projeto do atual grupo político que governa o Estado. “O PCdoB, que nunca deixou de estar ao lado do trabalhador, veio aqui para dizer aos colegas do PSB, do PT, do PP, de todos os demais partidos que estão hoje aqui, que nós faremos tudo que for possível e impossível para que nós construamos uma grande aliança capaz de derrotar uma oligarquia que se perpetua há um século”, disse Eron.
Além de Eron e Rebecca, o ato do PSB reuniu nomes como o ex-vice-governador e presidente estadual do Pros, Henrique Oliveira; do deputado estadual e presidente estadual do PT, Sinésio Campos; o deputado estadual e presidente estadual do Podemos, Abdala Fraxe; o deputado estadual e presidente do PSL, Platiny Soares; o presidente municipal do PV, Everaldo Farias; e os deputados estaduais Francisco Souza (Podemos), Augusto Ferraz (DEM) e Sabá Reis (PR).
Também participaram do ato político os vereadores Marcelo Serafim (PSB), Rosinaldo Bual (PSB), Carlos Portta (PSB), Álvaro Campelo (PP), Jaildo dos Rodoviários (PCdoB), e os ex-vereadores Massami Miki (PSL), Jairo da Vical (ex-Pros), Walfran Torres (Podemos) e Alonso Oliveira (Podemos).
Somente os ingênuos vão acreditar nessa história de que David Almeida representa mudança na condução do Amazonas,logo se vê por seus apoiadores,Dem que sempre apóia a situação para não perder a boquinha, PP,PR,PSL, são Partidos que não representam a população, sempre estiveram na base de apoio de quem estava no poder e nunca fizeram nada que trouxesse grande mudança para no Estado, espero que o povo do Amazonas não caia nesse conto,se pelo menos esses partidos não estivessem apoiando,eu pensaria em votar em David.