SÃO PAULO – Se você viveu a infância nos anos 90 e adolescência nos anos 2000 sabe que o sonho de qualquer criança da sua época era ser jogador de futebol no caso dos meninos ou modelo de moda no caso das meninas. Hoje existe um só foco entre os dois públicos infantis, o tão famigerado título de “youtuber”.
Eu tenho uma prima que tem 8 anos mas desde os 6 anos tem um canal no youtube. Indaguei minha tia sobre quem tinha tido a ideia e quem havia criado, quase caí pra trás com a resposta, havia sido ela sozinha. Veja bem, minha prima de 6 anos criou seu próprio e-mail e sua própria conta no youtube. Postou uma foto e fazia toda a semana um vídeo novo com tutoriais da “barbie”.
Você deve estar pensando, “nossa, mas nessa idade eu estava na escola apanhando dos colegas de sala”. Sim, amigos. Eu também. Vou parecer muito velha se eu disser que os tempos mudaram? Sim, são outros. Apesar do sonho parecer bobo, é na verdade muito inteligente.
Hoje um youtube ganha muito mais do que a gente pode imaginar. Com views, publicidade, participações em eventos e tudo o que for desse mundo do marketing. É louco pensar no quanto esses meninos estão depositando toda sua energia em uma coisa superficial mas que traz tanto dinheiro de volta, porém isso vamos deixar para uma próxima prosa.
Uma pesquisa realizada pela First Choice para o jornal The Sun revelou que 34,2% das crianças querem trabalhar com vídeos para a internet! O estudo, que entrevistou 1.000 crianças de 6 à 17 anos, também revelou que as maiores atrações para seguir as carreiras escolhidas são a possibilidade de trabalhar com a criatividade, a fama e a oportunidade de auto-expressão. A recompensa financeira apareceu em quarto lugar como critério.
Depois de youtuber, a segunda carreira mais desejada pelas crianças é ser blogueiro. A escolha superou outras profissões que sempre estiveram no centro das atenções. Os resultados também mostraram que uma em cada 25 crianças querem ser modelo e uma em seis sonham em viver a vida como uma estrela pop.