Do ATUAL
MANAUS – O amazonense Pedro Nunes, de 25 anos, se classificou para disputar a Olimpíada de Paris no lançamento de dardo. Ele assegurou a vaga com a marca de 73,93 metros no Troféu Brasil de Atletismo, domingo (30), ao conquistar a medalha de prata. A primeira vaga ficou com Luiz Maurício da Silva com a marca de 85,57 metros e a medalha de ouro. Entre 32 vagas, Pedro Nunes se classificou em 17º lugar no ranking internacional.
Pedro Nunes ocupa atualmente a 13ª posição no ranking da World Athletics. Ele é o segundo amazonense a disputar uma Olimpiada no atletismo. O primeiro foi o velocista Sandro Viana, bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008 no revezamento.
“A tão sonhada vaga olímpica chegou, após 10 anos de preparação. A gente sabe que não foi fácil, mas essa vaga é nossa, é do Amazonas e todos os nossos representantes e tenho certeza de que todos os atletas que fazem parte dos nossos programas estão felizes”, disse Pedro Nunes.
No Campeonato Sul-Americano de Atletismo, realizado em São Paulo, em 2023, o amazonense lançou o dardo a 80,26 metros e conquistou o ouro, façanha que garantiu vaga no Mundial de Atletismo 2023, em Budapeste.
O atleta também quebrou o recorde brasileiro do lançamento do dardo no GP Loterias Caixa de Atletismo, realizado em maio de 2023, em São Paulo, com 83,89 metros. Os Jogos Olímpicos começam no dia 26 de julho e terminam no dia 11 de agosto.