Do ATUAL
MANAUS – Amazonas e São Raimundo decidem, neste domingo (25), o primeiro turno do Campeonato Amazonense 2024 – o Barezão. A final será na Arena da Amazônia, a partir das 18h. Quem vencer, leva o título. Em caso de empate, a decisão será nas cobranças de pênaltis. Os ingressos antecipados custam R$ 15, preço promocional até este sábado (24).
O vencedor terá vaga assegurada na decisão do torneio regional e na Copa Verde e Copa do Brasil 2025, competições nacionais, promovidas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Para o São Raimundo vale, também, presença na Série D do Brasileirão do ano que vem. Se o Amazonas conquistar o título do turno, a vaga da Série D 2025 será do terceiro colocado geral da competição, ao final da disputa.
Trajetórias
O Amazonas começou mal o Barezão 2024. Estreou perdendo para o Manauara por 2 a 1. Na sequência, dois empates, em 1 a 1, ontra Princesa do Solimões e Parintins. A partir da quarta rodada só vitórias: 2 a o sobre o Rio Negro, 3 a o sobre o São Raimundo, 4 a 0 contra o Operário e 2 a 1 frente o Nacional.
Na quarta-feira (21), venceu o Independente (AP) por 1 a 0, pela Copa do Brasil e avançou para a segunda fase. Contanto esse compromisso, são cinco vitórias consecutivas e sete jogos sem perder.
O treinador Luizinho Vieira terá todo o elenco à disposição. Pelo Barezão, o Amazonas disputou sete jogos, venceu quatro, empatou dois e perdeu um. Marcou 14 gols e sofreu cinco. O time tem o melhor ataque da competição. Sassá, com 5 gols, é o goleador da disputa. William Barbio é um dos vice-artilheiros, com 3.
O São Raimundo perdeu apenas uma partida na competição, exatamente para o Amazonas. No dia 7 de fevereiro, pela quinta e última rodada da fase classificatória do primeiro tuno, a Onça Pintada venceu por 3 a 0, gols de Rafael Tavares, William Barbio e Guilherme Xavier.
Com três vitórias e três empates, o Tufão da Colina deixou para trás advesários considerados favoritos na fase eliminatória. Manauara e Parintins, com campanhas melhores, foram eliminados pelo alviceleste, que tem sete gols marcados e sete gols sofridos. Dedê e Marquinho são os artilheiros do time no Barezão, cada um com dois gols marcados.
Sérgio Duarte terá dois desfalques para armar o time para a partida decisiva: o lateral Júnior Souza, expulso na semifinal contra o Parintins e que terá que cumprir suspensão, e o atacatne Keven, machucado. O goleiro reserva Humberto, também expulso, não poderá ser relacionado.
Arbitragem e ingresso
A decisão do primeiro turno terá arbitragem nacional. Paulo Cesar Zanovelli, árbitro do quadro da Fifa comandará o jogo. Os assistentes são árbitros regionais: Anne Kesy Gomes de Sá (que também é integrante da Fifa) e Hugo Agostinho Chaves da Paixão.
Os ingressos antecipados para a decisão entre Amazonas e São Raimundo estão disponíveis, com valor promocional a R$15 até o sábado (24).
Os torcedores podem adquirir no stand do Amazonas, no Shopping Sumaúma, das 10h às 22h; na sede do São Raimundo, das 14h às 19h30 e nas Lojas Nação Rubro-Negra nos Shoppings Via Norte, Manauara, Amazonas e Sumaúma, das 10h às 22h, além da unidade da Av. João Valério, Nossa Sra. Das Graças, das 9h às 18h.