Do ATUAL
MANAUS – Imagine um futuro distante onde a humanidade encontra arquivos e fósseis que revelam algo surpreendente: os dinossauros possuíam uma civilização avançada e, assim como os humanos, também exploraram o planeta de maneira descontrolada e insustentável. Assim, a extinção dos dinossauros, antes atribuída a um desastre natural, foi, na verdade, ocasionada por sua própria degradação ambiental.
O enredo não é de filme de ficção científica, mas foi criado por Lucas de Abreu, 11 anos, aluno da Escola de Educação Tecnológica Manaós Tech for Kids, para explicar a criação do game “O Último Rugido”.
Além de Lucas, o jogo também contou com a participação dos alunos Breno Monteiro de Moraes, de 8 anos, e Gabriel de Araújo Fernandes Belchior, 9 anos.
Tomando como base a história do período jurássico, Lucas fez uma analogia para recriar a explicação para a extinção dos dinossauros e relacioná-la aos tempos atuais de enfrentamento à crise climática.
“Eu não tive uma inspiração específica. Veio tudo da minha cabeça quando juntei algumas ideias com temas específicos e pronto! Contei com a ajuda dos meus colegas Breno e Gabriel. Eles fizeram a programação e o cenário, enquanto fiz o Pixel Art (plataforma de artes digitais) e os personagens”, explica Lucas de Abreu.
Projeto premiado
O protótipo de game criado pelo pequeno gênio foi o que mais recebeu destaques na Mostra Tecnológica Manaós Tech 2024, ocorrida no último dia 30 de novembro. Ele conquistou as seguintes premiações: 1º Lugar na categoria Inovação e Criatividade; 1º Lugar na categoria Qualidade Técnica e Execução e 1º Lugar no Voto Popular.
A base do jogo foi desenvolvida no Construct 3: ferramenta (game engine) de desenvolvimento para a criação de jogos digitais multiplataforma em 2D, baseados em programação HTML 5. Ela permite criar games para smartphones, tablets, computadores, navegadores e, também, para o console Wii U.
Extremamente criativos
O protótipo de game idealizado por Lucas de Abreu foi um dos 51 projetos apresentados durante a Mostra Tecnológica Manaós Tech 2024, momento que marca o encerramento do ano letivo e oportunidade para os pequenos inventores apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso.
“Eu acho muito interessante esse espaço que a escola promove com a Mostra Tecnológica porque os alunos podem mostrar um pouco da sua criatividade, fazendo as coisas que aprenderam na escola”, comenta Lucas.
A Mostra Tecnológica Manaós Tech acontece há cinco anos e vem revelando verdadeiros talentos e criatividade de meninas e meninos. Sob a orientação dos professores, os pequenos gênios desenvolvem trabalhos focados em soluções tecnológicas que tragam impactos socioambientais. Em 2024, o tema central foi a “Sustentabilidade”.