
Do ATUAL
MANAUS – O filme “Ainda Estou Aqui” registra novo recorde de bilheteria no Brasil. São 4 milhões de espectadores, o maior público para um filme brasileiro desde 2020. É a 13ª semana em exibição.
A marca foi especialmente impulsionada pelo anúncio dos indicados ao Oscar, no último dia 23. Após ser nomeado nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme — esta última, um feito inédito para o cinema brasileiro —, o longa voltou a liderar as bilheterias brasileiras com um aumento de 82% do público, mesmo estando há dois meses no circuito.
Mundialmente, espectadores e crítica aplaudiram o filme, que acaba de receber o selo “Must See” no Metacritic. Além dele, apenas outros três títulos indicados a Melhor Filme no Oscar receberam essa marca. Entre os concorrentes a principal estatueta da premiação, “Ainda Estou Aqui” se destaca com os maiores índices no Rotten Tomatoes, onde conta com aprovação de 96% da crítica especializada, e 99% do público, e no Letterboxd, com 4,4 estrelas (de 5).
Festivais e prêmios
Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, “Ainda Estou Aqui” já recebeu 27 prêmios nacionais e internacionais, incluindo cinco prêmios de Melhor Filme segundo o Júri Popular: no Festival Internacional de Cinema de Miami; 48ª Mostra de S. Paulo; Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem.
O filme já foi exibido em festivais de mais de 20 paíse e a lista inclui Itália, Canadá, França, Estados Unidos, China, Suíça, Inglaterra, Turquia, Áustria, Portugal, Espanha, Marrocos, Egito, Alemanha, Estônia, Eslovênia, Sérvia, Bulgária, Irlanda, Austrália e Holanda.
Em sua trajetória em festivais internacionais, as novas paradas de “Ainda Estou Aqui” são no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, que acontece na Holanda entre 30 de janeiro e 9 de fevereiro, e no FICPunta (Festival Internacional de Cine de Punta del Este), onde será o filme de abertura do evento, que acontece de 15 a 21 de fevereiro na cidade uruguaia.
Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama para Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui” disputa, no dia 7 de fevereiro, o Critics Choice Awards de Melhor Filme Internacional; no dia 8 de fevereiro disputa o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano que terá cerimônia em Granada e no dia 16 de fevereiro concorre ao BAFTA (maior premiação do cinema britânico, concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão) de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família.