O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política.

Prefeitura diz que Melo tenta atingir Arthur e castiga usuários de ônibus

28 de janeiro de 2017 Política.
Compartilhar
Prefeito em exercício Marcos Rotta anunciou o novo subsídio às empresas de ônibus (Foto: Alex Pazuello/Semcom)
Prefeito em exercício Marcos Rotta anunciou o novo valor da tarifa na quinta-feira, 26 (Foto: Alex Pazuello/Semcom)

MANAUS – Em nota oficial, divulgada na noite desta sexta-feira, 27, a Prefeitura de Manaus critica a decisão do governo do Estado de retirar a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do combustível vendido às empresas de ônibus do transporte coletivo convencional e de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). De acordo com o governo, a decisão foi consequência do aumento de 10% sobre o valor da tarifa de ônibus, que passou de R$ 3 para R$ 3,30 a partir deste sábado.

Leia mais: Governo do Estado retira isenção fiscal às empresas de ônibus

Na nota, a Prefeitura de Manaus diz que o governador José Melo atropela todos os princípios da administração pública e que “tenta atingir a figura do prefeito e castiga duramente o usuário de ônibus da capital”. Segundo a nota, o governo está inadimplente desde 2015 com o incentivo concedido via IPVA, porque não criou a lei necesária para concretizar a isenção do tributo.

A Prefeitura de Manaus afirma que a retirada dos incentivos fiscais aliada à falta de pagamento do subsídio que o governo vinha concedendo desde 2013, impactam o preço final da tarifa de ônibus na capital. As empresas de ônibus queriam um reajuste muito além do que foi concedido pela prefeitura nesta semana, mas o prefeito em exercício, Marcos Rotta, argumentou que os incentivos fiscais do governo do Estado e da Prefeitura, que vai conceder mensalmente R$ 5 milhões de subsídio às empresas, eram suficientes para manter o preço em R$ 3,3o.

A nota diz que “nem Melo, nem ninguém conseguirá derrotar a vontade inquebrantável deste povo, expressada nas urnas de 2016”, quando o prefeito Arthur foi reeleito para mais um mandato. “A pequenez, a insensatez, a vingança contra o prefeito e o desrespeito a Manaus, que hospeda esse governador, não derrotarão e nem porão de joelhos um povo indomável e bom”.

Abaixo, a nota da Prefeitura de Manaus na íntegra:

NOTA OFICIAL

Manaus e o Amazonas estão estupefatos.

O governador José Melo acaba de atropelar todos os princípios da administração pública ao retirar os subsídios do ICMS incidentes sobre o óleo diesel e o IPVA das empresas de transporte coletivo. Tenta atingir a figura do prefeito e castiga duramente o usuário de ônibus da capital.

O governo está inadimplente com o subsídio do IPVA desde 2015, ainda no período de aliança política Prefeitura-Governo do Estado, por não ter sido criada a lei necessária à concretização do mesmo.

O subsídio do ICMS do diesel é concedido desde a gestão Serafim Correa, passando por Amazonino Mendes e os primeiros quatro anos da gestão atual. É prática de quase todos os Estados. Sem ele as empresas têm que pagar o imposto diariamente.

A retirada dos dois incentivos, oferecidos à população mais carente de Manaus, impacta duramente o preço final da tarifa de ônibus.

Melo quer levar o sistema de transporte ao colapso, auferindo como "lucro" o desgaste da imagem pessoal do prefeito. Transforma-se no inimigo número 1 de Manaus. Seu governo, hóspede dos manauaras, torna-se cada vez mais persona non grata à cidade.

O pretexto, simplório, é de que o valor do subsídio seria usado para aplicar na saúde e na segurança. Aplicar o quê? Novos golpes, como o desvendado na Operação Maus Caminhos, na qual a Justiça espera apenas a liberação dos tribunais superiores para prender os reais beneficiários? Obrigar o povo a pagar mais caro pela passagem de ônibus para aumentar o montante destinado a laranjas, como o médico Mouhamad Moustafa? Ou a empresas como a Umanizzare, administradora dos presídios onde ocorreram os massacres do Ano Novo, que envergonham o Amazonas e o Brasil? É para isso que o governador derrama entrevistas afirmando que tem bilhões e bilhões para gastar?

A tarifa de ônibus é de R$ 3,55, com apenas R$ 3,30 cobrados do usuário, passe estudantil congelado em R$ 1,50 e o restante proveniente do erário municipal, obrigado a arcar com a retirada do apoio do Governo do Estado, desde 2016.

Manaus não está indefesa. Nem Melo, nem ninguém conseguirá derrotar a vontade inquebrantável deste povo, expressada nas urnas de 2016. O povo manauara não se deixará dobrar.

A pequenez, a insensatez, a vingança contra o prefeito e o desrespeito a Manaus, que hospeda esse governador, não derrotarão e nem porão de joelhos um povo indomável e bom.

Notícias relacionadas

Apesar de projeção do governo, arrecadação de ICMS cai no AM

EUA impõem novo tarifaço e pressionam o Pix no Brasil

ICMS sobe e mantém arrecadação do Amazonas em alta após corte no IPVA

Ministério da Fazenda sugere a estados zerar o ICMS sobre óleo diesel

Marcos Rotta anuncia nesta quarta sua pré-candidatura ao Senado

Assuntos Governo do Estado, ICMS, José Melo, marcos rotta, ônibus, tarifa
Valmir Lima 28 de janeiro de 2017
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Sefaz
Economia

Apesar de projeção do governo, arrecadação de ICMS cai no AM

3 de junho de 2026
Donald Trump em entrevista a jornalistas (Foto: Reprodução/The White House)
Economia

EUA impõem novo tarifaço e pressionam o Pix no Brasil

2 de junho de 2026
Prédio onde funcionou a Receita Federal, com fachada em vidro, será adaptado para moradias (Foto: Matheus Santos/Suhab)
Economia

ICMS sobe e mantém arrecadação do Amazonas em alta após corte no IPVA

10 de maio de 2026
Economia

Ministério da Fazenda sugere a estados zerar o ICMS sobre óleo diesel

18 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?