
Do Estadão Conteúdo
BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou Teresa Leitão (PT-PE) para substituir Jaques Wagner (PT-BA) como líder do governo no Senado.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, disse o presidente nesta quinta-feira (25).
A senadora agradeceu a Lula pela escolha após reunião com o presidente nesta quinta-feira. “Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho. Atuarei para fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares, especialmente os líderes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre”, afirmou.
Teresa Leitão foi eleita senadora em 2022, com 46,12% dos votos válidos. Ela é a primeira mulher a assumir a liderança do governo no Senado desde a redemocratização e a primeira mulher a ser eleita senadora em Pernambuco.
O ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, saudou a nova líder do governo. “Tenho por Teresa profundo carinho, respeito e admiração. Sua capacidade de diálogo, sua firmeza de princípios e sua experiência política serão fundamentais para fortalecer a articulação do governo do presidente Lula no Senado, em um momento decisivo para o avanço das políticas públicas que transformam a vida da população”, disse.
Wagner entregou o cargo nesta quarta-feira, 24, após reunião com Lula. Nesse encontro, Wagner garantiu que nunca atuou no Congresso para defender os interesses do Banco Master, disse que se sentia “injustiçado”, mas afirmou não querer atrapalhar a campanha do presidente à reeleição.
Atingido pela nona fase da Compliance Zero, Wagner é acusado de receber propina do Banco Master ao ganhar um apartamento avaliado em R$ 2,5 milhões, em Salvador, do empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro no Master.
