O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Saúde

Verminoses são riscos à saúde; saiba como prevenir e tratar

31 de agosto de 2025 Saúde
Compartilhar
Hamburguer deu origem ao sanduiche, tão popular quanto a pizza (Foto: Freepick)
Má alimentação, que inclui comida com poucas vitaminas, como sanduiches, são um risco à boa saúde e geram parasitas (Foto: Freepick)
Do ATUAL

MANAUS – As verminoses são um problema de saúde pública no Brasil e podem impactar diretamente a absorção de nutrientes, levando a quadros de deficiência nutricional, fadiga, imunidade baixa e até desnutrição.

A nutricionista Flávia Garcia, especialista em nutrição integrativa, explica a importância de identificar sinais clínicos e adotar a desparasitação como medida de prevenção e tratamento. Segundo ela, muitas vezes os exames bioquímicos convencionais não detectam a presença de parasitas, mas os sinais clínicos dão pistas importantes.

“Um dos sintomas mais comuns é a deficiência de vitaminas do complexo B, especialmente B12 e B9, além da vitamina D, selênio e zinco. O paciente não consegue fazer a absorção necessária devido à presença de parasitas intestinais, o que ocasiona cansaço físico e mental, fadiga crônica e imunossupressão”, explica a nutricionista.

No organismo, os parasitas competem diretamente pelos nutrientes ingeridos. “Eles retiram do hospedeiro os nutrientes necessários para sua reprodução, alteram as funções fisiológicas e intoxicam o metabolismo. Isso afeta a absorção de macro e micronutrientes, principalmente em pacientes que nunca fizeram uma desparasitação na vida”, alerta.

Parasitas como giárdia, lombriga humana e tênias dificultam a absorção de vitaminas e minerais e, em casos mais graves, podem até obstruir a parede intestinal. “A anemia crônica, por exemplo, está diretamente relacionada ao ascaris lumbricoide, popularmente conhecido como lombriga, que consome nutrientes essenciais para a produção de sangue, além de provocar obstruções intestinais”, explica Flávia.

A desparasitação, diz a especialista, pode ser feita em crianças a partir de 2 anos com uso de frequências e em crianças a partir de 5 anos com tinturas naturais específicas. Adultos em geral também podem realizar o tratamento, sempre com acompanhamento profissional.

“É contraindicado para gestantes, lactantes e pacientes oncológicos, a depender do estágio da doença. Durante a eliminação dos parasitas, toxinas são liberadas, e alguns efeitos colaterais podem ocorrer, por isso a orientação de um profissional é essencial”, ressalta.

Boa alimentação

O cuidado nutricional após a desparasitação também é fundamental. “O foco deve estar em alimentos funcionais ricos em vitamina C, proteínas de qualidade, vegetais e boa hidratação. Sempre excluímos os ultraprocessados, principalmente os ricos em açúcar”, orienta a nutricionista.

Crianças e populações em vulnerabilidade social estão mais expostas aos impactos das verminoses. “As crianças estão em fase de crescimento e necessitam de muito ferro, proteínas e vitaminas. Já populações sem acesso a saneamento básico e água limpa entram em um ciclo de má nutrição que favorece a proliferação dos parasitas”, explica.

Flavia diz que a prevenção passa por hábitos simples, mas essenciais: “A desparasitação deve ser feita ao menos uma vez por ano. Além disso, é fundamental garantir água de qualidade, higienizar frutas e verduras corretamente, cozinhar bem os alimentos e evitar alimentos crus de procedência duvidosa. Sempre que possível, prepare o próprio alimento com cuidado”.

Para a nutricionista, cuidar da saúde intestinal é sinônimo de cuidar da imunidade: “Nossa imunidade começa no intestino. Se há presença de parasitas, é impossível fortalecê-la plenamente”.

Notícias relacionadas

Anvisa aprova registro de novo remédio genérico de semaglutida

Saiba o que é a Febre do Nilo Ocidental, com 4 casos no Brasil

Anvisa cancela registro do remédio Elevidys, que custa R$ 20 milhões

Pediatras alertam sobre uso de caneta emagrecedora por crianças

Anvisa proíbe três produtos por irregularidades; saiba quais

Assuntos alimentação, parasitas, saúde, verminoses
Cleber Oliveira 31 de agosto de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Anvisa proíbe três produtos por irregularidades; saiba quais

17 de agosto de 2026
Horta urbana: produção de alimentos nas cidades depende de incentivos federais, estaduais e municipais (Foto: Tomaz Silva/ABr)
Dia a Dia

Brasil melhora 34 dos 48 indicadores sociais de qualidade de vida, mostra estudo

12 de agosto de 2026
Economia

Cereais mais caros influenciam alta de preços dos alimentos

7 de agosto de 2026
Política

Omar promete maternidade e escola de tempo integral em Itapiranga

7 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?