
Do ATUAL
MANAUS — O Amazonas será contemplado com 27 UOM (Unidades Odontológicas Móveis). Os veículos foram adquiridos por R$ 10,2 milhões com recursos do Novo PAC Saúde e são do programa Brasil Sorridente de atendimento odontológico gratuito em áreas rurais, ribeirinhas e de difícil acesso.
Cada UOM é equipada com cadeira odontológica completa, raio-x, ar-condicionado, gerador de energia e instrumentos necessários para procedimentos básicos e especializados. Os veículos funcionam como extensão das Unidades Básicas de Saúde e os dentistas podem realizar desde atendimentos primários até tratamento de canal e próteses dentárias.
As primeiras unidades serão entregues nesta quinta-feira (21) em Sorocaba–SP com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No total, serão 800 novos veículos até 2026.
O Norte é a segunda região mais beneficiada nesta primeira etapa, com 95 veículos. No Amazonas, as 27 UOM vão atender principalmente populações indígenas, ribeirinhas e comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o Ministério da Saúde, a frota será renovada a cada cinco anos e o atendimento será feito pelas equipes de Saúde Bucal compostas por dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. Atualmente, o país conta com mais de 34 mil equipes credenciadas.
O investimento em saúde bucal no SUS triplicou entre 2022 e 2024, passando de R$ 1,5 bilhão para R$ 4,3 bilhões. Além das UOMs, a política também se integra ao programa Agora Tem Especialistas, que oferece consultas, exames e cirurgias a regiões de difícil acesso.
