O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Oposição rejeita Omar e elege Carlos Viana para presidir CPMI do INSS

20 de agosto de 2025 Política
Compartilhar
Carlos Viana derrotou Omar Aziz e comandará CMPI do INSS (Fotos: Agência Senado)
Do ATUAL

MANAUS — Em votação apertada, senadores e deputados federais rejeitaram o senador Omar Aziz (PSD) e elegeram o senador Carlos Viana (Podemos) para presidir a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre fraudes no INSS. Viana recebeu 17 votos, contra 14 de Omar. A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (20). O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) será o relator, posto que inicialmente seria de Ricardo Ayres (Republicanos-TO).

A oposição vibrou com o resultado da eleição. Durante a comemoração, a senadora Tereza Cristina, que presidiu a sessão, ameaçou suspender os trabalhos em razão do barulho. “Eu peço respeito. Eu vou suspender se vocês não pararem”, afirmou.

O senador Omar Aziz desejou boa sorte ao colega, mas reclamou que a votação havia sido encerrada antes que todos votassem. “Quero desejar ao senador Carlos Viana toda sorte e que ele possa conduzir os trabalhos com isenção, que é peculiar de todos nós. É uma disputa democrática. Ganha quem tem mais votos. Assim como o Lula ganhou do Bolsonaro porque teve mais votos. Aqui também a senhora encerrou a votação antes de completar o número, mas isso é uma outra questão. Não vou discutir nem com a senhora, nem com ninguém”, afirmou.

Tereza pediu para que a CPI apresente resultados e “puna quem tem que ser punido”. Ela também rebateu Omar sobre ter encerrado a eleição antes da hora.

“Senador Omar Aziz, queria dizer ao senhor que eu respeitei o regimento. Já tinha votado a grande maioria dos senadores e deputados aqui presentes, os titulares. Por isso foi possível encerrar a eleição. Eu não faria isso se não tivesse o acompanhamento da Mesa dizendo que ainda poderia estar aberto o painel”, afirmou.

O objetivo da CPMI é investigar descontos indevidos em benefícios de segurados do INSS. O pedido de criação da comissão foi apresentado em 12 de maio pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT). As parlamentares destacam que investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, divulgadas em abril, apontaram a existência de um esquema de cobrança de mensalidades não autorizadas sobre os benefícios de aposentados e pensionistas.

O requerimento teve o apoio de 223 deputados e 36 senadores — número superior ao mínimo exigido, que é de 171 deputados e 27 senadores (um terço da composição de cada Casa). A CPMI foi criada em junho, com a leitura do pedido durante sessão do Congresso.

A comissão mista será formada por 15 senadores e 15 deputados, além de mais um integrante de cada Casa representando a Minoria. Essa vaga extra é preenchida de forma rotativa entre as bancadas dos partidos menores, garantindo que elas tenham a oportunidade de participar das comissões mistas. No total, serão 32 titulares e o mesmo número de suplentes. As indicações devem respeitar o princípio da proporcionalidade partidária.

Notícias relacionadas

Juristas avaliam que conversas entre Vorcaro e Moraes configuram ‘promiscuidade’

Mendonça defende que plenário do STF analise diálogos de Moraes com Vorcaro

Propostas de candidatos para mulheres não incluem a política

Vorcaro consultou Moraes sobre possibilidade de escapar da Operação Compliance Zero

David diz que Rotta ‘não faz falta’ e que grupo de Cidade e Wilson é fraco

Assuntos congresso nacional, CPMI do INSS, fraude no INSS, manchete, Omar Aziz
Felipe Campinas 20 de agosto de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

David questiona pesquisas e admite mudar estratégia eleitoral

1 de setembro de 2026
Eleitores devem desconfiar de mensagens pedindo para acessar links ou cobrando pagamentos (Imagem ilustratyiva gerada por IA/Google)
Política

TSE alerta sobre golpes eleitorais; saiba como identificar e se prevenir

1 de setembro de 2026
Professor Vinícius Siqueira Figueiredo disse que não sabe o motivo do ataque que sofreu (Imagem: Divulgação/Facebook)
Dia a Dia

Sobreviver ‘foi um milagre’, diz professor esfaqueado 9 vezes

31 de agosto de 2026
Entrega de livros será de bicicleta (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)
Política

Eleitor jovem prioriza educação; idosos defendem saúde e combate à corrupção

31 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?