O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Renan inclui na pauta proposta que retira exclusividade da Petrobras no pré-sal

2 de fevereiro de 2016 Política
Compartilhar
O presidente do Senado, Renan Calheiros queria tinha como certa a reeleição dele para presidente da Casa, mas pode ter os planos frustrados (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)
O presidente do Senado, Renan Calheiros (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), incluiu na pauta do plenário desta quarta-feira, 3, – primeiro dia de votações após o recesso parlamentar -, a proposta que desobriga a Petrobras ser a operadora única e ter participação mínima de 30% na exploração do pré-sal. O projeto, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), foi alvo de intenso debate durante todo o ano passado e consta como o sétimo item da pauta.

Renan sempre foi um entusiasta da proposta, chegando inclusive a criar uma comissão especial destinada para tratar exclusivamente do assunto e agilizar a tramitação da proposta. Contudo, um forte reação principalmente de senadores do PT fez com que o projeto não fosse sequer apreciado pelo colegiado.

Se fosse tramitar de forma regular, o projeto teria de passar pelas comissões de Constituição e Justiça, de Assuntos Econômicos e pela de Serviços de Infraestrutura, esta última tendo o poder de votá-la no mérito e, em caso de aprovação sem recurso de senadores ao plenário, mandar o texto diretamente para a Câmara.

Ainda assim, Renan incluiu a proposta na pauta do plenário. Segundo nota da coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo, o presidente do Senado teria comunicado a presidente Dilma Rousseff que pretende votar a proposta. A reportagem não conseguiu contato por telefone com Renan para confirmar a informação.

O senador Ricardo Ferraço (sem partido-ES), relator da proposta na comissão especial, afirmou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, não ter recebido qualquer informação de Renan sobre o intuito de votar a proposta já na volta do recesso. Embora tenha dito que se surpreendeu “positivamente” com a notícia, ele disse que, em outras ocasiões o peemedebista recuou de colocar a proposta em votação diante da reação de contrários ao projeto. Explicou ainda que, para votá-la diretamente em plenário em seu mérito, será necessário aprovar um requerimento de urgência para a matéria.

Ainda assim, Ferraço disse que está pronto para apresentar em plenário seu parecer. O senador disse que seu texto prevê que, em vez de acabar com a obrigatoriedade da Petrobras, a estatal terá direito de preferência para explorar a camada do pré-sal.

“Nós precisamos, independentemente da conjunta, conceitualmente rever esse princípio, que é ultrapassado e carcomido”, disse o senador capixaba, ao ressalvar que o debate tem de ser feito a despeito da queda do preço do barril do petróleo. “Tínhamos um bilhete premiado e o transformamos num mico”, criticou.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

Juiz manda retirar vídeos que associam Cidade a benefícios sociais

Maria do Carmo aciona MP para apurar apreensão de material de campanha

‘Leviano e irresponsável’, diz Maria do Carmo ao rebater Wilson Lima

‘Justiça Eleitoral não tem preferências políticas’, afirma presidente do TSE

Juíza suspende propaganda que diz que Omar desviou R$ 200 milhões

Assuntos Amazonas Atual, participação, Petrobras, Pré-sal, Renan
Valmir Lima 2 de fevereiro de 2016
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Abastecimento de avião: queresone é quase um terço dos custos das companhias aéreas (Foto: iStock/Divulgação)
Economia

Petrobras aumenta preço do querosene de aviação para as distribuidoras

1 de setembro de 2026
Navio plataforma da Petrobras: lucro da petrolífera foi menor em 2023 (Foto: Agência Petrobras/Divulgação)
Economia

Margem Equatorial pode garantir mais 40 anos de petróleo para Petrobras

22 de agosto de 2026
Coque de petróleo é de alto valor e um dos maiores mercados é a China (Foto: Divulgação)
Economia

Petrobras exportará coque de petróleo por São João da Barra (RJ)

20 de agosto de 2026
Aloizio Mercadante alerta sobre excesso de subsídios no mercado mundial (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Economia

Mercadante defende que Petrobras atue na mineração de terras raras

18 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?