
Do ATUAL
MANAUS – De janeiro até quinta-feira (15) de junho, o Amazonas registrou 15. 180 casos de dengue. Anteriormente, entre 1º de janeiro até 8 de junho de 2023, foram 9.806 casos de dengue. O número de mortes não se alterou: permanecem em 5 os óbitos pela doença, segundo os dados da FVS Fundação de Vigilância em Saúde.
A alta nas ocorrências foi de 5.374 casos no estado – aumento de 54,77%. A FVS não inclui os registros de casos em Manaus.
No interior, os municípios com maior incidência da doença são: Jutaí (4.962,1), Tonantins (4.690,6), Ipixuna (4.324,4), Tefé (2.135) Humaitá (1.935,5), Guajará (1.489), São Paulo de Olivença (1.432,5), Tabatinga (1.211,6), Maraã (797,9) e Lábrea (627). Essas cidades somam 22.978,60 mil casos da doença.
De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, o monitoramento realizado pelo Ministério da Saúde, desde maio, na campanha de combate a arboviroses, leva em consideração os aspectos diversos de cada local.
“Estamos começando fazendo essa estratificação dos municípios, para entender onde que os criadouros estão, qual a diferença entre eles, usando a tecnologia para propor estratégias diferentes para cada local”, disse Ethel Maciel ao site Brasil 61.
Prevenção
Para prevenir a dengue é necessário evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando os focos de água acumulada que podem se tornar possíveis criadouros.
O combate à água parada em vasos de plantas, latões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, impede a reprodução do mosquito e os riscos de contágio.
