
Do ATUAL
MANAUS – O indígena Jair Oliveira Cruz foi condenado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver contra o indígena Alberto Doles Marubo, que tinha 75 anos. O crime ocorreu no dia 28 de agosto de 2021 na Aldeia Boa Vista, a 350 quilômetros da sede de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus).
A Vara Única da Comarca de Atalaia do Norte julgou o caso na segunda (6) e terça-feira (7). A pena é de 20 anos e cinco meses de prisão.
O réu está preso desde a época do crime e como a pena imposta foi acima de 15 anos, a juíza Jacinta Silva dos Santos, que presidiu o Júri, manteve a prisão de Jair para o início do cumprimento provisório da pena, sem o benefício de poder recorrer da sentença em liberdade.
O crime
De acordo com o inquérito policial que originou a denúncia do MP-AM (Ministério Público do Amazonas), Jair assassinou Alberto usando um osso de anta. Ele se aproveitou do momento em que Alberto Marubo estava dormindo para acertar um golpe na testa da vítima.
Na noite do crime, segundo os autos, os indígenas participavam de uma festa na aldeia e, em determinado momento, Jair perguntou a alguns dos presentes onde estava Alberto, sendo informado que o idoso já se encontrava dormindo na maloca.
Jair foi até o local e golpeou Alberto. Mais tarde, uma indígena que foi à maloca de Alberto percebeu que este não estava e que havia marcas de sangue na rede onde ele dormia.
Após avisar a aldeia sobre o acontecido, os indígenas seguiram as marcas de sangue e foram até o igarapé Boa Vista, onde encontraram o corpo da vítima. Segundo o inquérito e a denúncia do Ministério Público, vítima e acusado já tinham uma rixa, pois havia envolvimento de ambos com a mesma mulher.
