
Do ATUAL
MANAUS – Um adolescente brasileiro de 17 anos que foi sequestrado no município de Plácido de Castro (AC) e estava em cativeiro na Bolívia, foi libertado após audiência de custódia em Manaus, no último sábado (1º), com um dos suspeitos de envolvimento no caso.
A audiência foi realizada pelo juiz André Luiz Muquy, quando a Polícia Civil do Amazonas, em colaboração com a Polícia do Acre, prendeu em Manaus um dos investigados no crime.
No procedimento, foram obtidas informações sobre a atuação dos envolvidos no sequestro, no mínimo seis pessoas. Após a audiência, o investigado teve a prisão decretada pelo juiz. Mas André Muquy verificou no inquérito que o adolescente permanecia em cativeiro. O juiz foi à cela e falou novamente com o preso, juntamente com a autoridade policial, para conseguir a libertação da vítima.
De acordo com Muquy, após muita resistência os sequestradores enviaram do cativeiro um vídeo em que o adolescente dizia estar bem; ele foi deixado em uma estrada ainda no sábado à noite e, no domingo, ao chegar a uma propriedade, relatou a situação e foi trazido de volta ao Brasil pela Polícia do Acre.
“Naquele momento não bastava seguir apenas a lei. Dei minha palavra ao custodiado que sua cooperação só poderia lhe trazer benefícios no processo judicial; mais confiante, este passou a realizar ligações para pessoas que, em tese, estariam com o adolescente. Foram dois dias de negociação, sendo um trabalho conjunto em que servidores, polícias Civil e Militar, Defensoria e Ministério Público se solidarizaram com a angústia daquela família”, disse André Muquy.
