O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Lula sugere discutir só ‘pontos cruciais’ em vez de fazer reforma tributária

28 de julho de 2022 Política
Compartilhar
Lula prometeu economia sem sustos em eventual governo (Foto: Ricardo Stuckert/PT Divulgação)
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PT Divulgação)
Por Thaísa Oliveira, Julia Chaib e João Gabriel, da Folhapress

BRASÍLIA – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (28) a empresários do setor de transportes que a reforma tributária é “uma coisa muito complexa”, e sugeriu que o país discuta “pontos cruciais” para satisfazer quem produz e quem consome.

“Eu não sei se a gente tem que continuar fazendo reforma tributária, que é uma coisa muito complexa. Quem sabe a gente pega os pontos cruciais e, ponto por ponto, a gente consiga fazer no Brasil um modelo de tributação que possa satisfazer a todas as pessoas, tanto a quem produz, como a quem consome”, afirmou.

A declaração ocorreu durante o 5º Fórum CNT (Confederação Nacional de Transportes) de debates. Ele estava com o candidato a vice-presidente, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), e com o ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo da chapa.

Nesta quarta-feira (27), em entrevista ao UOL, o petista afirmou que vai voltar a fazer conferências nacionais para discutir o tema e que “todo mundo [fica] falando de reforma tributária”, no entanto “ela não sai”.

Nesta quinta, o ex-presidente disse que o Brasil “andou para trás” e que será preciso fazer com o país como se faz em postos de gasolina: colocar uma placa de “sob nova direção”. Lula também afirmou que os empresários terão “duas pessoas na Presidência”.

“Pela primeira vez na história do Brasil, vocês têm a possibilidade de ver dirigindo esse país duas das mais belas experiências de administração desse país. Uma experiência acumulada de 16 anos como gestor de São Paulo junto com a gestão de um presidente que teve o privilégio de viver o melhor momento de crescimento e inclusão social desse país.”

Lula declarou ainda que, em algum momento, será preciso discutir “nessa reunião chique de empresários do sistema de transporte brasileiro” a questão dos motoristas autônomos, para que eles participem “desse processo de crescimento e enriquecimento em igualdade de condições”.

Alckmin retribuiu os elogios dizendo que ele e Lula eram “bons parceiros” quando estava no governo de São Paulo e que o ex-presidente tem larga experiência e capacidade de liderança.

“No período dos oito anos do presidente Lula, o Brasil cresceu, em média, 4% ao ano na economia. Em 2010, 7,5%. E ainda teve no seu período a crise do [banco] Lehman Brothers. Cresceu 4% sem inflação, praticamente”, afirmou o candidato a vice.

O ex-governador paulista também destacou um estudo que, segundo ele, coloca o estado de São Paulo como o terceiro local com maior número de rodovias duplicadas por quilômetro quadrado, atrás apenas da Alemanha e da Espanha.

Na última passagem por Brasília, há duas semanas, Lula e Alckmin estiveram na CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Na ocasião, o petista prometeu aos empresários maior mercado consumidor e disse que Alckmin será “vice de verdade”.

A CNT convidou os quatro candidatos à Presidência que pontuaram melhor na pesquisa feita pela entidade: Lula, o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB).

A entidade entregou um documento com propostas para o setor. Uma delas é a de “promover ajustes na política de preços dos combustíveis, conferindo maior previsibilidade”. A CNT também pediu a desoneração permanente da folha de pagamentos, além de mais privatizações e concessões.

Notícias relacionadas

Cieam e Fieam reúnem candidatos a governador para debate sobre indústria

STF define como será julgamento sobre investigação de Moraes

Flávio Bolsonaro e PL lideram uso indevido de IA, diz observatório

Omar e Maria do Carmo lideram em receita e gastos de campanha no AM

Juíza multa Omar em R$ 10 mil por canal irregular no WhatsApp

Assuntos Luiz Inácio Lula da Silva, pontos cruciais, PT, reforma tributária
Redação 28 de julho de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Presidente Lula lidera pesquisa sobre intenção de voto. Flávio Bolsonaro é segundo e Augusto Cury o terceiro (Fotos: Divulgação)
Política

Lula tem 42% e Flávio 37%; entre eleitores do presidente, 89% têm certeza do voto

14 de setembro de 2026
Política

Lula sobe de 51% para 64% entre beneficiários do Bolsa Família

14 de setembro de 2026
Lula mantém vantagem sobre Flávio Bolsonaro em sondagens sobre intenção de voto (Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Saulo Cruz/Agência Senado
Política

Quaest: Lula lidera com 36% e Flávio tem 31%; ambos são os mais rejeitados

14 de setembro de 2026
Flávio Bolsonaro em visita à Moto Honda: discurso eleitoral a favor dda ZFM em ato de campanha (Foto: Divulgação)
Política

Contrário à ZFM, Flávio Bolsonaro diz em Manaus que a Zona Franca é ‘sagrada’

11 de setembro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?