O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

MDB descarta abandonar candidatura no Senado para impulsionar Rossi na Câmara

24 de dezembro de 2020 Política
Compartilhar
Senador Eduardo Braga é um dos pré-candidatos do MDB a presidente do Senado (Foto: Agência Senado)
Por Renato Machado, da Folhapress

BRASÍLIA – A bancada do MDB no Senado refuta a hipótese de abandonar sua candidatura à Presidência da Casa em um eventual acerto para aumentar o apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) em disputa na Câmara.

Nesta quarta-feira, 23, Rossi foi oficializado como candidato do bloco articulado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que reuniu partidos antagônicos ideologicamente, como MDB, DEM, PSDB, PV, PSB, PT, PSL, PDT, PC do B, Rede e Cidadania.

Rossi vai enfrentar o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Arthur Lira (PP-AL).

A bancada no MDB no Senado afirma que não haverá problemas, ou eventual rejeição das demais agremiações na próxima eleição, com a possibilidade de liderança do partido nas duas Casas legislativas.

Os senadores também descartam abrir mão da candidatura para impulsionar a candidatura de Baleia Rossi, em um eventual acordo.

Na semana passada, após uma reunião da bancada, o MDB decidiu lançar uma candidatura única para a presidência do Senado.

O MDB tem atualmente 13 senadores em sua bancada, que deve aumentar nos próximos dias. O senador Veneziano Vital do Rêgo anunciou nesta quarta-feira que deixou o PSB e seu rumo muito possivelmente será o MDB.

“São razões distintas [a candidatura no Senado e a de Baleia Rossi]. O que nós estamos tentando fazer é uma relação republicana, impessoal para a construção de uma forma e uma regra de atuação de todos os senadores de forma igualitária no Senado”, afirmou à reportagem o líder da bancada do MDB no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM).

“Portanto o MDB fechou questão dentro da sua bancada por uma candidatura única do partido e estabelecer diálogos respeitando a dimensão de cada bancada para a construção de uma maioria no Senado. São critérios e metodologias completamente diferentes”, disse.

Braga é um dos pré-candidatos do partido, ao lado de Eduardo Gomes (TO), Simone Tebet (MS) e Fernando Bezerra Coelho (PE).

O líder da bancada no Senado também afirmou que as articulações devem acontecer de maneira separada na Câmara e no Senado, sem interferências.

“Nós não estamos interferindo na eleição da Câmara e esperamos que a Câmara não interfira na eleição no Senado”, afirmou.

“O que nós estamos defendendo é que, até por sermos a bancada mais numerosa do Senado, nós estamos defendendo juntamente com as outras bancadas, um critério para dar oportunidade a todos.”
A posição é compartilhada com outra pré-candidata do partido no Senado, Simone Tebet.

“Não muda nada no Senado [a indicação de Baleia Rossi]. São duas Casas independentes. Ganha a Câmara, com um candidato de perfil conciliador, equilibrado, capaz de reunir em torno de si uma maioria preparada para os desafios que virão”, afirmou.

Senadores de outros partidos, no entanto, afirmam que a principal eleição vai se dar na Câmara e que o processo no Senado irá “a reboque”.

Um líder partidário, que falou sob a condição de anonimato, pois sua bancada negocia apoio no Senado, disse que a disputa na Câmara vai atrair todos os esforços, pois se trata de uma queda de braço entre o governo federal e um grupo de oposição.

Esse senador argumentou que, para o Palácio do Planalto, a eleição do Senado não gera grandes preocupações, pois os principais partidos apresentam algum alinhamento com o governo. Por isso, explicou, todas as cartas serão postas à mesa quando a eleição na Câmara começar a esquentar.

Ao contrário da Câmara, o Senado vai terminar o ano sem uma definição mais clara de quem serão os candidatos à presidência da Casa.

Os fatos das últimas semanas indicam que será um embate entre o MDB contra o grupo do atual presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP). Informalmente, Alcolumbre lançou para a sua sucessão Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mas seu nome perdeu força nos últimos dias.

Nos bastidores, comenta-se que Bolsonaro teria desistido de apoiar Pacheco. Um possível sinal da ruptura do presidente com o grupo de Alcolumbre pode ter sido a renúncia de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), na terça-feira (22), ao cargo de terceiro-secretário da Mesa Diretora.

O anúncio da saída acontece pouco mais de um mês antes do término do mandato da Presidência e da Mesa do Senado.

Notícias relacionadas

PGR pede que Flávio Bolsonaro seja ouvido por calúnia contra Lula

STF dá 48h para tribunais explicarem pagamentos acima do limite a juiz

Moraes manda Exército entregar armas de Bolsonaro à Polícia Federal

Renan Bolsonaro anuncia pré-candidatura a deputado federal por Santa Catarina

Cresce número de brasileiros que se declaram de direita, mostra pesquisa Datafolha

Assuntos Eduardo Braga, Presidência, Senado Federal
Redação 24 de dezembro de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Omar Aziz e Eduardo Braga
Política

Braga e Omar comentam decisão da Justiça que suspende restrição da Receita à ZFM

3 de julho de 2026
Porto de Humaitá
Dia a Dia

Braga participa da entrega três portos em municípios do Amazonas

2 de julho de 2026
Senador Eduardo Braga
Política

Braga aciona ministério e prepara reação jurídica em defesa da ZFM

1 de julho de 2026
Senador Eduardo Braga
Geral

Braga viabiliza investimentos em portos de Lábrea e SP de Olivença

22 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?