O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Brasil apoia proposta para que pais obriguem filhos a estudarem religião

21 de outubro de 2020 Dia a Dia
Compartilhar
Escolas estimam que terão que se adaptar para evitar concentração em uma única corrente religiosa (Foto: Agência Brasil)
Brasil apoia na OEA proposta que autoriza a pais impor educação religiosa ou moral a filhos (Foto: Agência Brasil)
Da Folhapress

SÃO PAULO – Com apoio de Brasil, Chile e Estados Unidos, a Bolívia apresentou na OEA (Organização dos Estados Americanos) uma proposta que autorizaria a pais impor educação religiosa ou moral a seus filhos. A ideia é incluir um adendo a uma resolução do órgão sobre direitos humanos.

O texto proposto à resolução, discutida nesta terça, 20, na Assembleia Geral da OEA, sugere “o direito ou a liberdade dos pais de que seus filhos recebam educação moral e religiosa de acordo com suas crenças”.

Segundo organizações da sociedade civil, o texto abre a porta para que pais adotem o ensino domiciliar e impeçam que crianças aprendam conteúdos como a teoria da evolução. A proposta também permitiria que pais interfiram na contratação de professores a partir de suas crenças religiosas.

Sob críticas das delegações de Argentina, México, Canadá, Peru e Costa Rica, a linguagem do texto foi amenizada, ressalvando que o interesse maior das crianças em relação ao ensino tem de ser respeitado.

Mas o trecho sobre educação moral de acordo com as crenças dos pais ainda foi mantido no texto em discussão. A Assembleia Geral termina nesta quarta-feira, 21).

“A proposta da Bolívia é bastante preocupante, principalmente por incluir educação moral, o que extrapola o (ensino) religioso e vira um Cavalo de Troia, já que abre uma ampla margem interpretativa para outras questões”, diz Camila Asano, diretora de programas da ONG Conectas Direitos Humanos. Procurado diversas vezes pela reportagem, o Itamaraty não respondeu aos pedidos de comentários.

O apoio de Brasil e EUA à proposta se insere no contexto da Aliança Internacional para Liberdade Religiosa, lançada no ano passado. A iniciativa visa defender todas as religiões, mas o tema foi abraçado especialmente por evangélicos e católicos mais atuantes.

O posicionamento na OEA também remete ao combate à “cristofobia” assinalada por Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, em setembro.

Em seu discurso, o presidente brasileiro fez “apelo a toda a comunidade internacional pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia” e afirmou que o Brasil é um “país cristão e conservador, que tem na família sua base”, embora a Constituição estabeleça o laicismo do Estado brasileiro.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, compartilhou nesta terça, no Twitter, postagem de um ativista argentino contra o aborto que pedia à OEA que introduzisse “a perspectiva da família no desenvolvimento das normas legais”.

Na mensagem, uma das muitas da campanha com as hashtags #OEAproVida e #AMisHijoslosEducoYo, o ativista “exige respeito ao direito inalienável dos pais de família de escolher a educação que seus filhos recebem, porque isso não é uma prerrogativa do Estado, e sim de cada mãe e pai de família”.

Em outra postagem da campanha #OEAProVida, ativistas afirmam que a “Covid-19 demonstrou que a família é muito mais necessária e eficaz que o Estado”. “A família funcionou como escola, hospital e apoio econômico. Lares estáveis, com pai e mãe presentes, deram mais bem-estar a todos os seus membros”.

No caso do Chile, o interesse pela resolução se justifica porque o texto garantiria autonomia para escolas religiosas escolherem seus professores. O governo do país foi denunciado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) no ano passado por demitir uma freira que era professora de religião em uma escola municipal, após ela revelar que é lésbica.

Notícias relacionadas

Maioria das vítimas da letalidade policial é negra e jovem; no AM todos eram homens

IBGE oferece curso sobre efeitos de eventos climáticos extremos

Invasão de terreiro: intolerância religiosa é a crença de que só uma fé é verdadeira

Inmet alerta sobre chuva intensa em cidades do Norte e Nordeste

Empresária é presa por torturar trabalhadora doméstica

Assuntos Bolívia, brasil, Chile, Estados Unidos, OEA, Religião
Redação 21 de outubro de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Pix tem novas regras, mas não há cobrança de impostos (Foto: Marcelo Casal Jr./ABr)
Economia

Itamaraty rebate acusações dos EUA, contesta tarifas e defende o Pix

2 de julho de 2026
Haaland marcou o gol da vitória da Noruega (Foto: Reprodução/Twitter/@brfootball)
Esporte

Noruega é o adversário do Brasil nas oitavas da Copa do Mundo

30 de junho de 2026
Esporte

Treze jogadores do Brasileirão estão nas oitavas da Copa do Mundo

30 de junho de 2026
Dois momentos do gol de Casemiro, que empatou o jogo na vitória do Brasil sobre o Japão (Imagem: Fifa World Cup Media/X)
Esporte

Haja emoção, Brasil! Seleção passa sufoco, mas supera o Japão

29 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?