O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Pandemia fecha mercados populares na América Latina

27 de maio de 2020 Economia
Compartilhar
No mercado de La Merced, na Cidade do México a entrada é vigiada pela polícia (Foto: Google Maps/Reprodução)
Por Sylvia Colombo, da Folhapress

BUENOS AIRES – A cidade de Córdoba, a segunda mais importante da Argentina, havia começado a flexibilizar as restrições de isolamento há duas semanas, reabrindo comércios e mercados de comida e artigos por atacado. Com 87% dos casos de coronavírus concentrados na Grande Buenos Aires, as outras províncias do país passaram a relaxar medidas em alguns setores.

O resultado, porém, não foi positivo. Em apenas três dias, o Mercado Norte, o mais antigo e mais frequentado da cidade, a poucas quadras do centro histórico de Córdoba, registrou 61 casos de infecção e duas mortes entre empregados, frequentadores e pessoas ligadas ao local.

O governo da província resolveu, então, retroceder no relaxamento e voltou a adotar o ‘lockdown’. Apenas os mercados menores de comida puderam seguir funcionando, com uso obrigatório de luvas e máscaras, além de limitação no número de consumidores dentro dos comércios.

Identificados como uma das principais causas de disseminação do vírus, os mercados populares preocupam a Argentina, onde os controles são mais rigorosos, e outros países da América Latina.

“O mercado popular é tradição latino-americana e tem presença muito marcada onde há grande população mestiça ou indígena”, descreve Carmen Yon, especialista em antropologia da saúde e em questões sanitárias nas regiões amazônica e andina do Peru.

“É importante não só pela atividade comercial, mas porque representa um local de convivência que remonta ao passado da região. Por isso a quarentena tem sido difícil no Peru. Apesar do anúncio de medidas duras, esses focos de contaminação continuam espalhando o vírus.”

Em Lima, num mercado de frutas, 80% dos vendedores receberam diagnóstico de Covid-19. Teve de fechar. Depois, o governo realizou testes em dois mercados grandes de comida, os de Caquetá e Surquillo, e os resultados apresentaram infecções em 65% dos empregados. Também tiveram de fechar.

“Estamos testando gente nos mercados o tempo todo, porque concentram muita gente. Se vemos que o índice de contaminação é maior que 30%, mandamos fechar até segunda ordem”, diz Cristina Nina, prefeita do distrito de San Juan de Miraflores.

Em muitos mercados, como o de La Merced, na Cidade do México, cuja entrada é vigiada pela polícia, além das aglomerações dentro dos locais, há ainda a preocupação com o entorno, uma vez que essas áreas concentram vendedores ambulantes, que montam barracas improvisadas.

O mesmo ocorre em La Salada, na Grande Buenos Aires, um dos maiores da América Latina, cujos vendedores já não aguentam mais as restrições. Eles convivem com as medidas há quase 70 dias.

“Não tem como, vivemos disso, a alternativa é montar a barraca nas quadras ao redor do mercado e, quando a polícia chegar, correr”, diz Diego Trujillo, 36, que comercializa roupas de inverno.

A Bolívia é outro país em que os mercados populares ocupam papel fundamental na economia regional.

Na região andina, esse tipo de comércio faz parte da tradição indígena e, claro, gera grandes aglomerações, principalmente nos fins de semana, quando frequentadores viajam da áreas rurais até pequenos centros urbanos para vender e comprar produtos.

Recentemente, o governo de Jeanine Añez começou a reabrir alguns deles. Em algumas cidades e na capital La Paz, no entanto, continuam fechados. Em El Alto, reduto de apoio ao ex-presidente Evo Morales, há um outro elemento: protestos e saques ocorrem para pressionar pela abertura dos mercados e manifestar insatisfação contra Añez.

Notícias relacionadas

Bets estimulam falsa renda extra e geram aumento da dívida dos apostadores

OIT adota convenção pioneira sobre trabalho por aplicativos

Indústria freia produção de bicicletas em Manaus, mas acelera a de elétricas

Move Brasil terá taxas para entregadores de 12,5% e 11,5%

ANP vai ampliar em julho fiscalização dos preços de combustíveis

Assuntos América Latina, Covid-19, mercados populares, pandemia
Redação 27 de maio de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Pandemia no AM: Justiça nega indenização coletiva contra hospitais

19 de maio de 2026
entrerros covid-19
Dia a Dia

Pandemia reduziu expectativa de vida no AM em 5,8 anos, aponta estudo

16 de maio de 2026
Política

‘Temos que fazer com que saibam quem foram os responsáveis’, diz Lula sobre mortes por Covid

11 de maio de 2026
Covid-19 teste
Dia a Dia

MPF aciona a Justiça contra hospital e médicos no AM por exame de Covid-19

30 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?