O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Arthur inaugura o primeiro Cime e homenageia geógrafo José Aldemir

8 de fevereiro de 2020 Dia a Dia
Compartilhar
Cime José Aldemir de Oliveira terá 1,6 mil alunos nos ensinos infantil e fundamental (Fotos: Alex Pazuello/Semcom)
Da Redação

MANAUS – O primeiro Cime (Centro Integrado Municipal de Educação) inaugurado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto recebeu o nome do professor doutor José Aldemir de Oliveira. O novo complexo tem capacidade para atender 1,6 mil alunos e oferecerá educação integrada – ensino infantil e ensino fundamental.

A obra foi inaugurada no ramal do Brasileirinho, Distrito Industrial 2, zona Leste da capital.

O Cime Professor Doutor José Aldemir de Oliveira é pioneiro na capital em oferecer salas de música, leitura, multiuso, informática, vestiários masculino e feminino, brinquedoteca, 12 salas de aula em cada um dos prédios, jardins e espaços compartilhados, como a quadra de esporte coberta e auditório. O prédio do ensino fundamental é de dois andares, mas oferece uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldades de locomoção. 

Cime tem espaço para brincadeira ao ar livre (Fotos: Alex Pazuello/Semcom)

“Estamos, com essa inauguração, mostrando uma rotação e o que é fazer uma gestão educacional de qualidade. Essa escola não será igual as outras, porque a proposta da educação transformadora está vindo para cá consolidada. Enquanto se constrói escolas no Brasil com modelo do século 19, em Manaus temos salas com paredes móveis, as turmas podem colaborar, tem jardins internos, prédio sustentável, com iluminação natural, aproveitamento de água. A gente está falando de formar cidadãos para o mundo, para o século 21”, afirmou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt. 

Expectativa

As aulas já começam na segunda-feira, 1. Todos os profissionais já estão em atividade, incluindo as merendeiras que serão responsáveis por manter as crianças mais saudáveis e felizes.

“Tudo que a gente faz é com amor. E com amor tudo a gente vence”, garantiu Sídia Costa que lidera o grupo de merendeiras da nova escola. “Aqui eles comem mingau, suco, macarronada, sopa, canja, tudo com o maior cuidado para fazer um prato bem gostoso para eles comerem e repetirem”, disse.

Cime tem 12 salas de aula em cada prédio (Fotos: Alex Pazuello/Semcom)
José Aldemir de Oliveira

O nome escolhido do primeiro Cime é uma homenagem ao educador José Aldemir de Oliveira, que faleceu aos 65 anos, vítima de um infarto. O professor teve uma grande contribuição com a educação do Amazonas e possuía doutorado em Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana.

“O professor José Aldemir era um grande geógrafo, uma pessoa que respeito muito, sou amigo da família. Ele morreu no dia em que estávamos visitando a escola e eu disse para fazermos uma homenagem ao professor José Aldemir, isso foi amplamente aplaudido pela professora Kátia (Schweickardt) e por todos que tomaram conhecimento, todo mundo ficou feliz, porque é uma homenagem justa”, disse Arthur Virgílio.

“Meu pai dedicou a vida dele à educação e tenho certeza de que ser homenageado com essa escola recebendo o nome dele, uma escola desse porte, com essa estrutura e esse novo tipo de ensino, é muito importante, assim como é para nós da família”, afirmou Dessana Oliveira, filha do homenageado.

Portal da Família

Ação prioritária do plano de governo do prefeito Arthur Virgílio Neto, o Portal da Família é mais uma ferramenta para aproximar os familiares da escola e estreitar as relações para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O endereço do site é portaldafamilia.semed.manaus.am.gov.br. Na plataforma, os pais poderão acompanhar a vida escolar dos filhos, com acesso a informações sobre o calendário letivo, histórico escolar, horário, frequência e boletim.

Notícias relacionadas

Apocalipse estelar: Terra sofrerá tempestade solar, alerta a NOAA

Dois réus são condenados a 196 anos de prisão por mortes em presídio

Procuradora propõe multa à prefeitura por falta de licença em cemitério

Trabalhador morre ao cair da alegoria de ciranda em Manacapuru (AM)

Justiça manda Estado do AM melhorar atendimento de pessoas LGBT+

Assuntos josé aldemir de oliveira, Prefeitura de Manaus, Semed
Redação 8 de fevereiro de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, Manaus
Dia a Dia

Procuradora propõe multa à prefeitura por falta de licença em cemitério

28 de agosto de 2026
A greve dos rodoviários teve início na segunda-feira (20) (Foto: Antonio Pereira/Semcom)
Dia a Dia

Transporte por ônibus em Manaus é dependente de verba pública

28 de agosto de 2026
Dia a Dia

Prefeitura propõe R$ 3 milhões para bancar micro-ônibus em Manaus

26 de agosto de 2026
Dia a Dia

Ambulantes terão que fazer cadastro para trabalhar no #SouManaus

25 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?