O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Governo Bolsonaro deveria ver sociologia como expertise, dizem franceses

12 de julho de 2019 Dia a Dia
Compartilhar
Fundações privadas empregam 2,3 milhões de pessoas (Foto: Wilson Dias/ABr)
Estudo do comportamento social é considerado vantajoso por pesquisadores (Foto: Wilson Dias/ABr)
Da Folhapress

PARIS – Sob ataque no governo Jair Bolsonaro (PSL), as ciências sociais são alvo de um entendimento equivocado da parte do presidente brasileiro e de outros mandatários atuais, dizem os sociólogos franceses Luc Boltanski e Arnaud Esquerre.

Para eles, que participam nesta semana do congresso da SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia), em Florianópolis, o erro está em assimilar o exercício crítico inerente a essas disciplinas como algo nocivo à práxis do poder, inconveniente à real politik.

Os dois são ligados ao renomado Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) francês e assinaram juntos os livros Enrichissement – Une critique de la marchandise (2017; enriquecimento – uma crítica da mercadoria) e Vers l’extrême – Extension des domaines de la droite (2014; rumo ao extremo – extensão dos domínios da direita).

“O problema é não vê-las como uma expertise a ser usada para embasar ações e políticas de governo”, afirma Esquerre. “Essa desconfiança é muito presente na Europa hoje e está se fazendo sentir agora no Brasil.”

Boltanski lembra que, na França, a sociologia ganhou espaço na época da Guerra Fria, em paralelo com a política de desenvolvimento econômico dos sucessivos governos. “Sua função era ajudar o governo a fazer os investimentos certos, fornecer ferramentas.”

Hoje, prossegue ele, a economia -e só ela- serve de bússola aos administradores.

“A sociologia voltaria a ter prestígio se a ecologia estivesse no topo das preocupações dos governantes. Em países onde a ecologia é rechaçada, e a crise climática, negada, esse campo de conhecimento é pouco útil, é considerado inoportuno”, diz, referindo-se indiretamente à gestão Bolsonaro.

Na França, explica Boltanski, os sociólogos costumam ser interpelados por alas mais tradicionalistas do catolicismo e do islã “por supostamente promover a indiferenciação entre homens e mulheres e a deturpação da masculinidade” -a tal “ideologia de gênero”.

Em outubro de 2018, às vésperas do segundo turno da eleição no Brasil, o pesquisador foi um dos signatários de um artigo no jornal Le Monde que dizia que uma eventual ascensão de Bolsonaro ao poder ameaçava a democracia e representaria um freio a toda política global ambiciosa em matéria de ambiente ou preservação da paz.

Ele diz não ter acompanhado de perto o primeiro semestre do mandato do líder ultradireitista, mas descreve seu assombro recorrente, nos últimos anos, com o que chama de ataques à democracia “não mais por meio de golpes militares, mas pelo voto de gente que foi enganada”.

“É perturbador tentar entender por que uma maioria seja favorável a Bolsonaro, [Donald] Trump e [Matteo] Salvini [vice-primeiro-ministro da Itália, mas “a” cara do atual governo]. Não posso me impedir de pensar na derrapagem da Europa em direção a regimes autoritários no entre-guerras.”

A programação do 19º congresso da SBS, que se estende até esta sexta, 12, pode ser consultada no site do evento.

Notícias relacionadas

Lei institui programa de identificação de nascentes de água no AM

Pai que chutou filha de 3 anos na rua é liberado pela polícia no PR

Começa julgamento de casal acusado de matar mãe e filho atropelados

Réu por morte do ator Jeff Machado é condenado a 22 anos de prisão

Saúde obriga organizações sociais a publicarem extratos bancários diários

Assuntos Bolsonaro, Sociedade Brasileira de Sociologia
Redação 12 de julho de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Presidente Jair Bolsonaro faz gesto de arma: novo slogan religioso (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Política

Moraes manda Exército entregar armas de Bolsonaro à Polícia Federal

6 de julho de 2026
Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde ficará em uma sala de Estado (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Política

PGR recomenda manter Bolsonaro em prisão domiciliar

1 de julho de 2026
Política

Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro sobre arma apreendida pela PM

20 de junho de 2026
Economia

Pix incomoda os Bolsonaro e os EUA, diz ministro da Fazenda

1 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?