O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Com aperto nas finanças, IBGE reduz até número de perguntas do Censo

29 de maio de 2019 Dia a Dia
Compartilhar
Coleta de dados: IBGE reduzirá número de questões no Censo (Foto: Divulgação)

Por Mariana Carneiro, da Folhapress

BRASÍLIA-DF – O IBGE informou nesta terça-feira, 28, que o Censo de 2020 encolherá em relação à pesquisa feita há dez anos. O questionário básico, adotado em todos os 71 milhões de domicílios do país, diminuirá de 34 para 25 perguntas.

Já o formulário aprofundado – que é aplicado a uma amostra (grupo selecionado de entrevistados) – foi reduzido de 102 para 76 perguntas.
O IBGE estava discutindo há dois meses a redução dos questionários e, por isso, foi alvo de críticas de pesquisadores e de servidores do próprio órgão, que temem que as mudanças afetem a qualidade do resultado da pesquisa.

A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, reconheceu que o Censo sofrerá uma redução no orçamento previsto para 2020, de R$ 3,1 bilhões para uma expectativa próxima de R$ 2,3 bilhões.

No entanto, ela negou que o enxugamento das perguntas tenha relação com a necessidade de economia. “Nunca houve ordem para diminuir o número de perguntas do questionário, a única coisa que há é um quadro de restrição orçamentária”, afirmou. “O IBGE tem autonomia para decidir como vai se adequar a este contexto”.

Guerra afirmou que todos os órgãos de governo estão sofrendo cortes, não apenas o IBGE. Mas ela enfatizou que, mesmo sem restrição orçamentária, a diminuição do questionário seria feita em razão da chegada de novas tecnologias à rotina das pessoas. “Países estão caminhando para questionários mais simples e otimizando formas alternativas de coleta de dados, não há como ser diferente”, afirmou Susana.

Com a redução no número de perguntas, o diretor de pesquisas do IBGE, Eduardo Ríos-Neto estima que o tempo de duração da entrevista do questionário básico seja reduzido de 7 minutos para pouco mais de 4 minutos. Já o questionário aprofundado deverá ter duração de 18 minutos.
Segundo ele, isso facilita a operação em campo e reduz custos e é um dos elementos mais relevantes na coleta de informações.

O principal fator de mudança para a economia de tempo, de acordo com Ríos-Neto, foi a retirada da pergunta sobre o rendimento total de cada integrante da família no questionário básico. Apenas o responsável pelo domicílio responderá sobre seu rendimento.

Ele afirmou que os dados usados para as pesquisas acadêmicas sobre desigualdade e pobreza utilizam informações captadas no formulário aprofundado. O questionário básico, disse ele, é usado para abastecer pesquisas mestras do IBGE, que derivam das informações do Censo.

Servidores do instituto e pesquisadores, porém, afirmam que haverá perda na qualidade da captação do rendimento. Muitas vezes o chefe de família não tem a principal renda da casa, como lares em que há aposentados ou com mães que recebem benefícios do Bolsa Família. “Em todas as discussões, nunca me foi apresentado nada (nenhuma exigência) de orçamento e para essa tarefa o parâmetro econômico não foi considerado, mas a qualidade do questionamento”, afirmou o diretor.

O questionário por fim apresentado tem mais perguntas do que chegou a ser fechado com o corpo técnico do IBGE, cuja versão aprofundada chegou a ter 112 perguntas. Na última versão discutida pelo conselho consultivo, nesta segunda (27), o número fechado seria de 70 perguntas. Mas Ríos-Neto afirmou que as discussões levaram a uma revisão principalmente em questões de mobilidade do trabalhador. Das seis perguntas reincorporadas, quatro dizem respeito a como as pessoas se deslocam de casa para o trabalho.

Também foram reincorporadas perguntas sobre pessoas que dividem o mesmo domicílio e não são casadas formalmente. É o caso de casais do mesmo sexo, amigos e outras relações informais. O diretor de pesquisas afirmou que o questionamento é útil para fundamentar pesquisas sobre fertilidade e condições de habitação.

A pergunta sobre estado civil saiu do Censo. Outra parte da pesquisa que deixou a pesquisa foram as dúvidas sobre emigração. Segundo Ríos-Neto, demógrafos já usavam informações de registros administrativos da Polícia Federal para este levantamento.

Notícias relacionadas

Bebê e quatro adultos são resgatados após 3 horas à deriva em rio no AM

Manaus é a 7ª cidade do país com maior taxa de roubo e furto de celulares

Prefeitura fará teste para mudar tráfego na Avenida Pedro Teixeira

Juíza condena mãe e irmão de Djidja a 10 anos de prisão por tráfico de drogas

Cai número de mortes violentas, mas aumenta o de feminicídios

Assuntos Censo, IBGE
Cleber Oliveira 29 de maio de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

No acumulado de 2026, o Amazonas cai 0,6% e ocupa a última posição do país (Foto: Arquivo/CNM)
Economia

Serviços crescem 1,8% em maio, mas AM têm o pior resultado em 2026

16 de julho de 2026
Alagação de rua em Manaus nesta quarta-feira: recursos federais para ações de defesa civil (Imagem: Instagram/Reprodução)
Dia a Dia

IBGE oferece curso sobre efeitos de eventos climáticos extremos

5 de julho de 2026
No Amazonas, são ofertadas 246 vagas distribuídas em 37 municípios (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Dia a Dia

IBGE prorroga inscrição para processo seletivo com 246 vagas no Amazonas

4 de julho de 2026
Atividade física
Saúde

IBGE vai pesquisar hábitos de vida, acesso e utilização de serviços de saúde

2 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?