Da Redação
MANAUS – A maioria das capitais da Região Norte registrou aumento na arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em 2017, quando comparado a 2016. Os dados foram divulgados no anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
O maior incremento foi em Porto Velho (RO), que recebeu R$ 270,4 milhões em 2017, valor 20,7% maior do que os R$ 224,1 milhões de 2016. Alta expressiva também em Rio Branco (AC),com aumento de 17,6% e R$ 136,7 milhões recolhidos em 2017. Já em Manaus (AM) e Macapá (AP), as altas foram de 11,7% e 4%, respectivamente, no período analisado. Manaus, porém, lidera em volume de dinheiro com R$ 1,272 bilhão recebidos.
Além das capitais, os municípios de Cruzeiro do Sul (AC), Marabá (PA) e Parintins (AM) também tiveram aumento no recebimento de repasses de ICMS. As altas foram de 17,6%, 7,7% e 6,1%, respectivamente, em 2017.
As capitais Palmas (TO) e Belém (PA) tiveram queda de 7,1% no recolhimento em 2017, quando comparado a 2016. Já em Boa Vista (RR), a retração foi um pouco menor: – 4,4%.
Em sua 14ª edição, a publicação utiliza como base números da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentando uma análise do comportamento dos principais itens da receita e despesa municipal, tais como ISS, IPTU, ICMS, FPM, despesas com pessoal, investimento, dívida, saúde, educação e outros.
Ranking – Os maiores recebimentos de ICMS do Norte:

Fonte: Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, publicação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Marabá fica no PA, não no AP