O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Carnaval: governo limita horário de bandas e proíbe churrasco em espeto e garrafas de vidro

13 de janeiro de 2018 Dia a Dia
Compartilhar
Bosco Saraiva apresenta portaria com regras para o carnaval
Reunião de apresentação das novas regras para o Carnaval 2018 em Manaus ocorreu neste sábado (Foto: Valdo Leão/Secom)

 

MANAUS – Uma portaria conjunta do Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura de Manaus estabelece horário limite (até 23h) para as bandas de carnaval neste ano, e proíbe a venda de churrasco em espetos e bebidas em garrafas de vidro nos locais de realização de festas de carnaval.

O governador em exercício e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, reuniu organizadores de bandas carnavalescas de Manaus, neste sábado, 13, para apresentar as novas regras de realização de eventos pré-carnavalescos e carnavalescos em vias públicas do Estado em 2018. As medidas, de acordo com Saraiva, visam a segurança dos foliões e a melhor aplicação das forças de segurança pública.

A nova portaria estabelece que bandas, blocos e eventos carnavalescos e pré-carnavalescos, ocorridos em vias e locais públicos de Manaus, devem acontecer até o limite de 23h. A SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) vai fiscalizar o cumprimento das regras e penalizar organizadores que descumprirem a regulamentação, com a possibilidade até de bloqueio de licenças para eventos por um ano.

“Em todos eles, grandes ou pequenos, haverá uma patrulha de prontidão para dar segurança. Os eventos abertos estão limitados a até 23 horas. Esse é o horário que tem a troca de turno das polícias. Depois disso, à meia noite, é quando os ônibus param de circular e, com isso, as pessoas que têm dificuldades de se deslocar ficam a mercê de assaltantes. Essas medidas são para preservar as pessoas”, destacou Bosco Saraiva.

De acordo com o titular da SSP, a venda de churrascos em espetos e bebidas alcoólicas ou não em garrafas de vidro representa um risco a segurança dos brincantes e não será permitida. Copos de vidro e a entrada de pessoas com materiais pontiagudos também serão barradas nas barreiras de triagem que as organizações das bandas serão obrigadas a montar.

102 pedidos de eventos

Até a sexta-feira, 12, o Corpo de Bombeiros registrou 102 pedidos para a realização de eventos carnavalescos em vias públicas da capital. Além dos Bombeiros, é preciso registrar o evento nas Polícias Militar, Civil, no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Manaustrans, na Secretaria Municipal de Finanças (Semef), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), na Superintendência Municipal de Tranportes Urbanos (SMTU) e na Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

“Estaremos integrados a todo o sistema de segurança em prol de dar um carnaval seguro para a sociedade amazonense, onde o Corpo de Bombeiros se faz presente, antecipadamente, dando as devidas autorizações para que ocorram as bandas e blocos na maior segurança possível”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire.

Novas regras

Pelas novas regras, os organizadores das bandas devem encaminhar os documentos de liberação do evento com 15 dias de antecedência ao CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), para serem incluídos no portfólio de operações integradas do sistema de segurança. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, explica que o efetivo da polícia militar será responsável pela segurança dos arredores do evento e pelo acompanhamento da triagem. Contudo, os organizadores são obrigados a contratar segurança particular.

“A banda tem que ter a segurança particular contratada pelo coordenador do evento. Mas estaremos com a Polícia Militar acompanhando a quantidade de pessoas e o material que vai entrar, dando suporte às pessoas que vão entrar. A PM é responsável pela segurança do entorno”, enfatizou Brandão.

Operação nas ruas desde o dia 6

Desde o último sábado, 6, a SSP deu início a Operação Alegoria Proibida, que faz parte do planejamento estratégico de fiscalização das forças de segurança e ocorrerá durante todo o período carnavalesco. O responsável pela Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Fábio Pacheco, explica que o objetivo é garantir a segurança da população durante os festejos carnavalescos.

“Os órgãos se agrupam no colegiado e integradas têm sobre essas demandas dos solicitantes dos eventos. Cada um, é claro, nas suas atribuições, mas o colegiado também fala conjuntamente. Inclusive com seus poderes de notificação educativa”, reforçou Pacheco.

A reunião deste sábado contou com a presença, ainda, do delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, da corregedora-geral do Sistema de Segurança, Iris Trevisan, do secretário de Cultura, Denilson Novo, e a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos).

Notícias relacionadas

Maioria das vítimas da letalidade policial é negra e jovem; no AM todos eram homens

IBGE oferece curso sobre efeitos de eventos climáticos extremos

Invasão de terreiro: intolerância religiosa é a crença de que só uma fé é verdadeira

Inmet alerta sobre chuva intensa em cidades do Norte e Nordeste

Empresária é presa por torturar trabalhadora doméstica

Assuntos Amazonas, bandas, bandas de rua, Segurança, SSP-AM
Valmir Lima 13 de janeiro de 2018
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Significa também dizer que negros recebem por hora 40% a menos que os brancos (Foto: Divulgação/TSE)
Dia a Dia

Maioria das vítimas da letalidade policial é negra e jovem; no AM todos eram homens

5 de julho de 2026
Dia a Dia

Inmet alerta sobre chuva intensa em cidades do Norte e Nordeste

4 de julho de 2026
No Amazonas, são ofertadas 246 vagas distribuídas em 37 municípios (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Dia a Dia

IBGE prorroga inscrição para processo seletivo com 246 vagas no Amazonas

4 de julho de 2026
A embarcação, com serviço de castração de animais domésticos foi entregue nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/Secom)
Serviços

Castramóvel Fluvial vai atender comunidades ribeirinhas no AM

4 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?