O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

208 moradores do Viver Melhor 2 fizeram cadastro para emprego

4 de março de 2016 Dia a Dia
Compartilhar

 

AÇAO DE CADASTRAMENTO NO VIVER MELHOR 2 Foto Divulgação Semtrad
Além dos cursos de qualificação e capacitação profissional, os moradores tiveram acesso atividades socioeducativas como palestras e oficinas, mutirões de saúde e vários serviços (Foto: Divulgação/Semtrad)

MANAUS – Duzentas e oitenta pessoas beneficiárias da segunda etapa do residencial Viver Melhor foram cadastradas nesta sexta-feira, 4,  pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) e o Sine Manaus, para possível inserção no mercado de trabalho.

A ação foi realizada no bairro Lago Azul, zona Norte, e faz parte de um projeto técnico social que é executado há um ano pelo Governo do Amazonas, por meio da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), em parceria com vários órgãos, entre os quais os municipais.

O projeto técnico social do programa federal “Minha Casa Minha Vida” foi iniciado em fevereiro do ano passado e chega à etapa final com o objetivo de atender diretamente aqueles que estão desempregados naquela área da cidade. Do total de 5,3 mil famílias (5.384) ou aproximadamente 26 mil pessoas que moram no bairro, 3,8 mil já foram beneficiadas por serviços oferecidos dentro da própria comunidade. A maioria vive em situação de extrema vulnerabilidade social.

Além dos cursos de qualificação e capacitação profissional, os moradores tiveram acesso atividades socioeducativas como palestras e oficinas, mutirões de saúde e vários serviços, entre os quais a expedição de documentos e campanhas voltadas para o meio ambiente.

O trabalho envolveu 36 profissionais e encerra-se no fim deste mês. De acordo com o titular da Semtrad, David Reis, que representou o prefeito Artur Neto no evento, tanto o cadastramento quanto as demais ações realizadas fazem parte de um conjunto de finalidades que o poder público municipal tem para atender a população. “É para isso que estamos aqui, para fazer com que o serviço chegue e beneficie a todos”, sintetizou o secretário.

Na avaliação da assistente social e coordenadora do projeto pela Suhab, Carliane Castro, o cadastro dos beneficiários no Lago Azul coroou todo o esforço de uma equipe multidisciplinar qualificada, exercido nos últimos 12 meses.  “Vale ressaltar o comprometimento de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, sociólogo e até de estagiários”, destacou Carliane.

Ansiedade

Desempregada há dois anos e tendo que segurar as despesas em casa com o pouco que o marido ganha como ajudante de açougueiro, Dioneide da Silva, 34, busca uma vaga para auxiliar de serviços gerais. Outra opção é o cargo de agente de portaria, no qual foi especializada durante o curso realizado dentro do projeto técnico social. De posse do currículo e demais documentos, a dona de casa não tem preferência. O que ela quer mesmo é trabalhar. “Não vejo a hora de ser chamada logo”, disse.

E quem já está no “batente” – também beneficiada pelo projeto – é a artesã Catarina Sampaio, 57. Os cursos de biscuit (mistura para modelar objetos) e artesanato já dão resultados e puderam ser conferidos numa banca armada por ela durante o evento no Viver Melhor 2.

Moradora há quase dois anos, Catarina espera uma oportunidade para dar aula sobre o que faz com muita autoridade, de preferência para os próprios comunitários. “Tenho certificados daqui e do Cetam. Quero ensinar para ajudar as pessoas que, assim como eu, também precisam”, frisou.

Outros parceiros

Além da Semtrad e do Sine Manaus, o projeto teve a parceria das secretarias municipais de Limpeza (Semulsp); Educação (Semed); Saúde (Semsa), que realizou sete mutirões, inclusive, com a utilização da Carreta da Mulher; Meio Ambiente (Semmas); Juventude e Lazer (Semjel), com aulão de exercícios físicos; entre outras.

(Da Semcom)

Notícias relacionadas

Bactéria encontrada em produtos Ypê é resistente a antibióticos, diz infectologista

Ibama concede licença para construção de pontes de concreto na BR-319

Inmetro fiscaliza mais de 936 mil produtos na Operação Dia das Mães

Governo envia 598 toneladas de alimentos para desabrigados pela cheia no AM

Bomba caseira explode e fere dez alunos em escola pública no Rio

Assuntos cadastro, Mercado de Trabalho, Qualificação, Sine, Viver Melhor
Valmir Lima 4 de março de 2016
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

vagas de emprego
Economia

Redução da jornada de trabalho não afetou PIB na Europa, mostra estudo

30 de abril de 2026
Abertura de vagas de trabalho em maio demonstra forte desaceleração em relação a abril que foi de 115 mil vagas (Foto: Fotos Públicas)
Economia

IBGE registra em 3 mses menor taxa de desemprego no país desde 2012

30 de abril de 2026
Economia

Mulheres ocupam 35,4% dos empregos em grandes empresas no Amazonas

29 de abril de 2026
carteira de trabalho
Economia

Emprego preferido do brasileiro é com carteira assinada, mostra pesquisa

10 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?