O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

208 moradores do Viver Melhor 2 fizeram cadastro para emprego

4 de março de 2016 Dia a Dia
Compartilhar

 

AÇAO DE CADASTRAMENTO NO VIVER MELHOR 2 Foto Divulgação Semtrad
Além dos cursos de qualificação e capacitação profissional, os moradores tiveram acesso atividades socioeducativas como palestras e oficinas, mutirões de saúde e vários serviços (Foto: Divulgação/Semtrad)

MANAUS – Duzentas e oitenta pessoas beneficiárias da segunda etapa do residencial Viver Melhor foram cadastradas nesta sexta-feira, 4,  pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) e o Sine Manaus, para possível inserção no mercado de trabalho.

A ação foi realizada no bairro Lago Azul, zona Norte, e faz parte de um projeto técnico social que é executado há um ano pelo Governo do Amazonas, por meio da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), em parceria com vários órgãos, entre os quais os municipais.

O projeto técnico social do programa federal “Minha Casa Minha Vida” foi iniciado em fevereiro do ano passado e chega à etapa final com o objetivo de atender diretamente aqueles que estão desempregados naquela área da cidade. Do total de 5,3 mil famílias (5.384) ou aproximadamente 26 mil pessoas que moram no bairro, 3,8 mil já foram beneficiadas por serviços oferecidos dentro da própria comunidade. A maioria vive em situação de extrema vulnerabilidade social.

Além dos cursos de qualificação e capacitação profissional, os moradores tiveram acesso atividades socioeducativas como palestras e oficinas, mutirões de saúde e vários serviços, entre os quais a expedição de documentos e campanhas voltadas para o meio ambiente.

O trabalho envolveu 36 profissionais e encerra-se no fim deste mês. De acordo com o titular da Semtrad, David Reis, que representou o prefeito Artur Neto no evento, tanto o cadastramento quanto as demais ações realizadas fazem parte de um conjunto de finalidades que o poder público municipal tem para atender a população. “É para isso que estamos aqui, para fazer com que o serviço chegue e beneficie a todos”, sintetizou o secretário.

Na avaliação da assistente social e coordenadora do projeto pela Suhab, Carliane Castro, o cadastro dos beneficiários no Lago Azul coroou todo o esforço de uma equipe multidisciplinar qualificada, exercido nos últimos 12 meses.  “Vale ressaltar o comprometimento de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, sociólogo e até de estagiários”, destacou Carliane.

Ansiedade

Desempregada há dois anos e tendo que segurar as despesas em casa com o pouco que o marido ganha como ajudante de açougueiro, Dioneide da Silva, 34, busca uma vaga para auxiliar de serviços gerais. Outra opção é o cargo de agente de portaria, no qual foi especializada durante o curso realizado dentro do projeto técnico social. De posse do currículo e demais documentos, a dona de casa não tem preferência. O que ela quer mesmo é trabalhar. “Não vejo a hora de ser chamada logo”, disse.

E quem já está no “batente” – também beneficiada pelo projeto – é a artesã Catarina Sampaio, 57. Os cursos de biscuit (mistura para modelar objetos) e artesanato já dão resultados e puderam ser conferidos numa banca armada por ela durante o evento no Viver Melhor 2.

Moradora há quase dois anos, Catarina espera uma oportunidade para dar aula sobre o que faz com muita autoridade, de preferência para os próprios comunitários. “Tenho certificados daqui e do Cetam. Quero ensinar para ajudar as pessoas que, assim como eu, também precisam”, frisou.

Outros parceiros

Além da Semtrad e do Sine Manaus, o projeto teve a parceria das secretarias municipais de Limpeza (Semulsp); Educação (Semed); Saúde (Semsa), que realizou sete mutirões, inclusive, com a utilização da Carreta da Mulher; Meio Ambiente (Semmas); Juventude e Lazer (Semjel), com aulão de exercícios físicos; entre outras.

(Da Semcom)

Notícias relacionadas

Apocalipse estelar: Terra sofrerá tempestade solar, alerta a NOAA

Dois réus são condenados a 196 anos de prisão por mortes em presídio

Procuradora propõe multa à prefeitura por falta de licença em cemitério

Trabalhador morre ao cair da alegoria de ciranda em Manacapuru (AM)

Justiça manda Estado do AM melhorar atendimento de pessoas LGBT+

Assuntos cadastro, Mercado de Trabalho, Qualificação, Sine, Viver Melhor
Valmir Lima 4 de março de 2016
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Brasil tem desemprego de 5,4%, o menor já registrado pelo IBGE (Foto: Fotos Públicas)
Economia

Desemprego entre mulheres é maior do que entre os homens

14 de agosto de 2026
A taxa de desemprego no estado caiu de 8,3% para 7,5% no segundo trimestre de 2026, conforme o IBGE (Foto: Divulgação)
Economia

Setor público impulsiona empregos formais no Amazonas, mas salário médio cai

14 de agosto de 2026
Com investimento de R$ 70 milhões, a nova fábrica terá uma área de 18 mil metros quadrados e criará mais de 600 empregos (Fotos: Divulgação/Livoltek e Divulgação/Suframa)
Economia

Caged registra criação de 145.161 novos empregos em junho

29 de julho de 2026
Economia

Geração de empregos no país em maio foi a menor desde 2020

30 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?