O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Wilson Lima troca parceria do Asfalta Manaus pelo Asfalta Amazonas

14 de novembro de 2023 Dia a Dia
Compartilhar
Roberto Cidade, Wilson Lima e Tadeu de Souza
Presidente da Assembleia, Roberto Cidade; governador Wilson Lima e o vice-governador Tadeu de Souza na comunidade Coliseu I (Foto: Divulgação/Secom)
Do ATUAL

MANAUS – Lançado em abril de 2022, quando o prefeito David Almeida (Avante) se aliou ao governador Wilson Lima (União Brasil), o programa Asfalta Manaus foi descontinuado por parte do Estado no primeiro semestre deste ano, sem cumprir a meta de asfaltar e recuperar 10 mil ruas.

Nesta segunda-feira (13), o governador Wilson Lima, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), deputados e vereadores de Manaus, lançou o Asfalta Amazonas, um programa do governo estadual que vinha sendo desenvolvido no interior do Estado.

O Asfalta Manaus recebeu do governo do Estado, inicialmente, um aporte de R$ 150 milhões. O município entrou com uma contrapartida de R$ 11,9 milhões. Segundo Wilson Lima, a transferência de recursos para a Prefeitura de Manaus chegou a R$ 181,8 milhões. O dinheiro, no entanto, não foi suficiente para asfaltar as 10 mil ruas prometida no lançamento do programa.

Sem o dinheiro do Estado, o prefeito de Manaus enviou na semana passada um projeto de lei à Câmara Municipal de Manaus para que autorizasse o município a contrair um empréstimo de R$ 600 milhões. Entre outras obras, o dinheiro seria usado para asfaltar 2 mil ruas, de acordo com David Almeida. A Câmara rejeitou o pedido por 20 votos contra e 19 a favor.

Wilson Lima fez uma espécie de lançamento do programa nesta segunda, com o início do asfaltamento de ruas da comunidade Coliseu I, na zona leste de Manaus. Com investimento de R$ 12,6 milhões, os trabalhos vão contemplar mais de 20 ruas da área que fica no bairro no bairro Jorge Teixeira, com asfaltamento e outros serviços.

O governador informou, na ocasião, que o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 2 bilhões em recuperação dos sistemas viários dos municípios em todo o Estado. Só para Manaus, os recursos totalizam R$ 245 milhões em obras executadas, segundo o governador. Desses, R$ 181,8 milhões foram repassados à prefeitura municipal e outros R$ 63,2 milhões executados diretamente pelo governo do estado.

“Hoje nós estamos recebendo uma infraestrutura que vem do Governo do Estado. É uma das coisas que os moradores sempre pediram, essa parceria agora do governador Wilson Lima. O coração dessas pessoas, hoje, transborda a alegria. Essa infraestrutura vai melhorar em tudo, vai valorizar os imóveis, o trânsito vai melhorar, é muito gratificante e muito louvável para nós”, disse o líder comunitário Raimundo Lima.

Participaram da agenda com o governador, o vice-governador Tadeu de Souza; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade, e outros representantes da Casa legislativa; o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André; e outros vereadores, além de secretários e gestores do Estado.

Balanço

O Governo do Amazonas firmou três convênios com o município de Manaus para o programa de asfaltamento: para o Asfalta Manaus 1 foram repassados R$ 100 milhões; para o Asfalta Manaus 2, foram R$ 50 milhões; e no Asfalta Manaus 3 mais R$ 31,8 milhões.

No interior, a Sedurb (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano) firmou convênios que somam R$ 328,1 milhões com prefeituras de 25 municípios para a execução de obras de melhorias viárias.

A Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) contabiliza 99 obras concluídas ou em andamento em 55 municípios, com investimentos que ultrapassam R$1,5 bilhão para a revitalização de cerca de 998,3 quilômetros de vias.

Notícias relacionadas

Governo combaterá receptação e institui banco de celulares roubados

Amom cobra explicação da SES sobre o Sisreg e funcionamento do Saúde AM Digital

Caso dos respiradores muda de relatoria no STJ após suspeição de ministro

Governador anuncia concurso e reajuste de 4,14% para servidores da Educação

Vendedor de salgados morre atropelado no Centro de Manaus; motorista fugiu

Assuntos Amazonas, Asfalta Amazonas, Asfalta Manaus, asfaltamento, David Almeida, destaque, Wilson Lima
Valmir Lima 14 de novembro de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Celulares recuperados são devolvidos aos proprietários pelo RecuperaFone (Foto: Alex Pazuello/Secom)
Dia a Dia

Governo combaterá receptação e institui banco de celulares roubados

23 de junho de 2026
Política

Amom cobra explicação da SES sobre o Sisreg e funcionamento do Saúde AM Digital

23 de junho de 2026
Dia a Dia

Caso dos respiradores muda de relatoria no STJ após suspeição de ministro

23 de junho de 2026
Política

Governador anuncia concurso e reajuste de 4,14% para servidores da Educação

23 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?