O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Bicicletas são cada vez mais procuradas como alternativa de transporte no Brasil

11 de julho de 2019 Economia
Compartilhar
bicicletas PIM
Em junho saíram das linhas de montagem de Manaus, 58.467 bicicletas, 14,8% a mais que junho de 2018 (Foto: YouTube/Reprodução)
Da Redação

MANAUS – A busca por bicicletas como alternativa para os meios tradicionais de transporte aumentou no Brasil, diz a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) com base na produção desse veículo. No primeiro semestre deste ano, foram fabricadas 391.188 bicicletas no PIM (Polo Industrial de Manaus), 17,8% a mais que o mesmo período de 2018 que chegou a 332.018 unidades.

Em junho saíram das linhas de montagem de Manaus 58.467 bicicletas, 14,8% a mais que em junho de 2018, quando foi registrado um volume de 50.929 unidades, segundo a Abraciclo.

A produção nacional superou a importação. Enquanto em 2018 foram importadas 52.561 bicicletas, de janeiro a junho deste ano foram apenas 24.432, uma redução de 53,5%. A maior parte das bikes que vêm do exterior é da China: 18.054 unidades (73,9%); seguida por Taiwan (3.619 – participação de 14,8%); e, em terceiro, Portugal (1.754 unidades – 7,2%).

A exportação, por sua vez, aumentou em mais de 100%, segundo o portal Comex Stat. De janeiro a junho foram vendidas a outros países 8.792 bicicletas, um aumento de 186,6% ante as 3.066 unidades registradas no mesmo período de 2018.

A Argentina foi o principal destino, com 3.650 unidades e 41,5% de participação, seguida pelo Chile (2.615 unidades e 29,7%) e Paraguai (787 unidades e 9%), de acordo com o Comex Stat.

Modelos mais procurados

meios de transporte
O interesse pela MTB superou a Urbana, projetada para circulação nos centros urbanos ou recreação fora da terra (Foto: Reprodução)

De acordo com a Abraciclo, a categoria mais produzida nesses seis meses foi a Mountain Bike (MTB), saindo do Polo de Manaus um total de 207.336 unidades. Em junho de 2019 foram produzidas 25.394 MTB, enquanto que no mesmo mês ano passado foram 24.558, uma alta de 3,4%. Segundo a entidade, a MTB, tipo de bicicleta para uso em trilhas e terrenos acidentados, teve uma procura maior pois passou a ser usada nas cidades.

O interesse pela MTB superou a Urbana, projetada para circulação nos centros urbanos ou recreação fora de pistas de terra. Conforme a Abraciclo, chegaram ao mercado de janeiro a junho 132.387 unidades dessa categoria. Apesar de ter ficado em segundo lugar no ranking das produções de bicicleta nesse semestre, teve um aumento de 28% em junho, com 18.549 unidades contra as 14.490 do mesmo mês ano passado.

Conforme a Abraciclo, a bicicleta infanto-juvenil obteve o terceiro lugar no ranking semestral, com 46.559 unidades, e também no mensal, com 13.721 unidades, 19,7% a mais que junho de 2018 (11.460 unidades).

Na sequência vem a Estrada, destinada às modalidades com performance no asfalto. São 737 bicicletas desse tipo somente em junho deste ano, 75,1% a mais que as 421 do mesmo mês no ano passado. E no total do semestre, a Estrada alcançou 3.796 volumes.

Em último lugar, a bicicleta elétrica. Conforme a Abraciclo, apesar de estar no final do ranking semestral (com apenas 1.110 unidades, o que significa apenas 0,3% do total de bicicletas produzidas), a elétrica teve um aumento de 69,2% de maio para junho deste ano. A produção saltou de 39 unidades para 66, o que a fez ser incluída no ranking mensal.   

Notícias relacionadas

Empresários chineses conhecem ZFM e avaliam novos investimentos

BNDES valida consórcio que vai elaborar negócios do Pró-Urânio

Aneel mantém taxa de energia na conta de luz para setembro

Prazo para pagar automóvel pelo Move Brasil será de 7 anos

Varejo fecha mais de 1,1 mil lojas desde 2022 com o avanço do comércio online

Assuntos Abraciclo, bicicletas, meios de transporte
Redação 11 de julho de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

A indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial de Manaus produziu 190.794 unidades em julho (Foto: WhatsApp/reprodução)
Economia

Produção de motos em Manaus foi recorde em julho: 190.794 unidades

11 de agosto de 2026
(Foto: Suframa/Divulgação)
Economia

Indústria de Manaus produz mais de 1 milhão de motocicletas em seis meses

14 de julho de 2026
O Polo Industrial de Manaus (PIM) fabricou 29.779 bicicletas em maio de 2026 (Foto: Abraciclo/divulgação)
Economia

Indústria freia produção de bicicletas em Manaus, mas acelera a de elétricas

12 de junho de 2026
Polo de duas rodas é um dos que mais geram empregos em Manaus (Foto: Suframa/Divulgação)
Economia

Produção de motos em Manaus é a segunda melhor em 5 meses na história

11 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?