MANAUS – Um estudo da Wonderlic diz que 93% dos empregadores disseram que as soft skills são um fator essencial ou muito importante na hora de decidir pela contratação de um gestor. Mas afinal de contas, o que é Soft Skills?
Oieee, seja bem-vindo ao Etiquettar, a nossa coluna sobre Etiqueta e Comportamento no Amazonas Atual. Me chamo Ynglety Barros, sou Especialista em Etiqueta e Comportamento Profissional e hoje vamos conversar sobre as Soft Skills mais exigidas no mercado de trabalho.
Soft Skills são as combinações de habilidades socioemocionais, de comunicação, de conduta e caráter associados a tributos que permitem a pessoa se desenvolver melhor que outros no ambiente de trabalho. Elas estão diretamente relacionadas a inteligência emocional do profissional, são subjetivas e não são aprendidas na faculdade.
Dentre tantas soft skills separamos aqui as 3 mais exigidas no mercado de trabalho hoje:
- Comunicação: Consiste em transmitir de forma clara e objetiva uma ideia, garantido que o interlocutor compreenda seu ponto de vista.
2. Autoconfiança: Ter esse estado de espírito significa que o colaborador conhece suas próprias habilidades, conhecimento e do que é capaz.
3. E por fim, Atitude positiva: É a ideia de que o possa constantemente melhorar sua vida e a vida das pessoas.
4. E se você ficou até aqui, tenha uma Soft skill extra para você, a Inteligência Emocional – trata-se do profissional de entende suas próprias emoções, com a habilidade de responder, gerenciar e aplicas essas emoções nos momentos certos.
Ynglety, concordo com você! São habilidades super importantes, mas se elas não são técnicas, ou seja, aprendidas na faculdade, como posso desenvolvê-las?
Trata-se de um desenvolvimento contínuo e de médio prazo e longo prazo. Essa jornada começa com autoconhecimento. Além de ser necessário mapear o que precisa ser trabalhado e buscar uma trilha de aprendizado, como Leituras, palestras, cursos direcionados, networking, feedbacks, autoconhecimento, treinamentos, dinâmicas tudo isso alinhado a sua consciência interna de desenvolver um novo comportamento profissional. Precisa ser intencional.
E esse foi mais um vídeo para o Etiquettar, a nossa coluna sobre Etiqueta e Comportamento do Amazonas Atual. Me chamo Ynglety Barros, sou Especialista em Etiqueta e Comportamento Profissional e quero que fazer um convite, já se inscreve no canal e nos acompanha também nas redes sociais, lá tem conteúdo diário sobre Etiqueta.
E lembre-se sempre, faça da Etiqueta seu estilo de vida!