O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Plateia se emociona com história de luta das mulheres

4 de abril de 2016 Variedades
Compartilhar
cCinema
Antes das sessões, a expectativa era grande do público de aproximadamente 400 pessoas (Foto:Assessoria Senadora Vanessa Grazziotin)

MANAUS – Só no final do século 19 que as mulheres conquistaram o direito de votar, a começar pela Nova Zelândia, em 1893. Na Inglaterra, berço da revolução industrial que colocou o País da rainha entre as maiores potência econômicas do mundo, esse direito só foi garantido a todas inglesas em 1928 – em 1918, votavam somente as maiores de 30 anos de idade. Até 1925, as mulheres no Reino Unido sequer tinham direito sobre os filhos.

Essa sociedade cruel, difícil de acreditar que existiu até tão pouco tempo entre os países ocidentais, é retratada em As Sufragistas, filme inglês exibido em Manaus nesta sexta-feira 1º de abril em duas sessões especiais. A iniciativa, direcionada a universitários e movimentos populares, foi possível com a parceria entre a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, que tem a senadora Vanessa Grazziotin à frente da instituição, Motion Picture Association e o Cinemark.

“É importante ter mulheres conscientes de seus direitos e é ainda mais importante ter homens defendendo um mundo mais igual. Hoje vemos aqui muitos homens (nas sessões especiais de As Sufragistas) e que todos vocês saiam daqui embaixadores da igualdade de gênero”, destaca Ricardo Castanheira, diretor-geral da Motion Picture América Latina, empresa que representa os seis maiores estúdios de Hollywood.

Na avaliação da senadora Vanessa, o filme é um resgate histórico importante, que precisa ser conhecido pela sociedade atual até como inspiração para que a luta pelos direitos iguais ganhe força. “A sociedade avançou em muitos aspectos, a mulher conquistou espaço, vota e pode ser votada, mas o preconceito continua, no seio familiar, no trabalho, em vários setores da sociedade. Nossa luta hoje no Congresso (Nacional) é pela maior representatividade das mulheres nos parlamentos”, destaca a parlamentar.

Antes das sessões, a expectativa era grande do público de aproximadamente 400 pessoas que foi assistir a saga das sufragistas na Inglaterra de 1848. “Ouvi falar muito bem do filme, pena que não passou nos cinemas de Manaus, mas agora que estou tendo a oportunidade, quero conhecer um pouco mais da história da luta das mulheres pelo direito ao voto”, disse o universitário Victor Pinheiro. “Gosto da temática, da história dessas mulheres revolucionárias”, observou a estudante de Geografia Mileide Oliveira. “Ótima iniciativa da senadora Vanessa, de trazer um filme sobre um tema tão importante”, ressaltou a estudante secundarista Nicole Jobim.

Na saída das duas sessões, realizadas no Cinemark do Studio 5, uma avaliação em comum sobre a produção, que conta com a participação especial da premiada atriz Meryl Streep. “Filme emocionante. Nem acredito que as mulheres já foram tão marginalizadas em seus direitos”, falou o estudante Wendell Andrade. “Filme emocionante, e que nos inspira a lutar ainda mais por direitos iguais, às mulheres e às chamadas minorias”, destacou a estudante secundarista Andrea Beleza.

A iniciativa da senadora Vanessa, de trazer o filme para Manaus, também conta com parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Estudantes que assistiram ao filme, poderão concorrer a um concurso de redação sobre a temática abordada em As Sufragistas. As três melhores redações serão premiadas.

(Com informações da assessoria)

Notícias relacionadas

Fafá de Belém revela que perdeu 25 quilos em um ano

Influenciador Babal Guimarães tem prisão decretada por agredir namorada

Cameron revela que apostou em faturamento para fazer novo Avatar

Equipe de Beyoncé quer retirada de música do filme sobre Bolsonaro

Marido de Isabel Veloso pede que publiquem fotos dela ‘cheia de vida’

Assuntos Amazonas Atual, As Sufragistas, sessão
Valmir Lima 4 de abril de 2016
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

O corpo de Gabriel Expedito Reis dos Santos, de 18 anos, foi localizado na manhã desta segunda-feira (13) (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Corpo de 2ª vítima é encontrado após afogamento em rio usado pelo garimpo

13 de outubro de 2025
O caso aconteceu na Rua Álvaro França, no bairro Colônia, no município de Itacoatiara (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Dia a Dia

Motociclista bêbado bate em pula-pula e fere bebê e mãe no Dia das Crianças

13 de outubro de 2025
Vereadora Betinha
Expressão

O machismo feminino retratado na fala da vereadora Betinha

30 de setembro de 2025
Dia a Dia

Juiz julga improcedente queixa-crime de radialista contra diretor do ATUAL

19 de setembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?