MANAUS – Parceria entre a Procuradoria da Mulher do Senado, a Motion Picture Association – América Latina (MPA-AL), o Cinemark e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) trazem para Manaus, em duas sessões especiais no próximo dia 1º de abril, “As Sufragistas”. Baseado em fatos reais, o filme resgata a luta heroica das mulheres por direitos iguais ainda no século XIX, em especial pelo direito ao voto, que teve a primeira vitória concreta em 1883, na Nova Zelândia, o primeiro país a garantir o voto feminino.
As sessões serão às 15h e às 19h do dia 1º de abril, no Cinemark do Shopping Studio 5, no Distrito Industrial.
Com 200 lugares cada, explica a procuradora da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), as sessões estão sendo direcionadas a alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a movimentos sociais, mas também com vagas abertas ao público em geral. Neste último caso, as vagas devem ser confirmadas com o escritório de representação da senadora em Manaus, pelos telefones 3231 1947 e 3633 8076.
“Firmamos uma parceria com a UEA, com a qual estamos promovendo um concurso de Redação voltado aos alunos da instituição, com premiação para as três melhores redações. O filme, que reacende a importância da luta das mulheres por direitos e oportunidades iguais, é uma das atividades que a Procuradoria Especial da Mulher do Senado está realizando nesse mês da Mulher, marcado com o Dia 8 de Março”, destaca a senadora Vanessa.
“É fundamental homenagear a luta daquelas mulheres pioneiras na briga por um espaço na política e ampliar o debate nos dias de hoje. O cinema tem esta capacidade transformadora”, diz o diretor-geral da MPA-AL, Ricardo Castanheira, que estará presente ao evento.
A Motion Picture Association representa internacionalmente os seis maiores estúdios de Hollywood: Disney, Paramount, Sony Pictures, 20th Century Fox, Universal Studios e Warner.
Com participação da premiada atriz Meryl Streep (como a ativista Emmeline Pankhurst), o filme retrata o ápice da luta das mulheres pelo direito ao voto em 1848, período em que o movimento radicaliza nos protestos pelas ruas da Inglaterra. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa.
O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), da OAB-Amazonas, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-AM), Comissão da Mulher, das Famílias e dos Idosos da ALE-AM, da TP Vision Innovator, da Honda e da Caloi.
MPA-AL
A Motion Picture Association of America, Inc. (MPAA) atua como porta-voz e defensora da indústria cinematográfica,televisiva e de home video americana, desde seus escritórios em Los Angeles e Washington D.C. Seus membros incluem: Walt Disney Studios Motion Pictures; Paramount Pictures Corporation; Sony Pictures Entertainment Inc.; 20th Century Fox Film Corporation; Universal City Studios LLC; and Warner Bros. Entertainment Inc.
No Brasil, a Motion Picture Association – América Latina (MPA-AL) está desde a década de 40 do século passado e tem entre seus membros: Walt Disney; Paramount; Sony Pictures; Twentieth Century Fox; Universal e Warner Bros. É missão da MPA-AL a promoção e o estímulo à criação e à inovação no setor audiovisual, primando pela valorização e fomento do processo criativo, enquanto vetor que permita com que conteúdos audiovisuais e de entretenimento cheguem com qualidade para todos os públicos.
A MPA-AL além de representar os interesses dos estúdios associados, tem acompanhado os cenários político e econômico no que se refere ao setor audiovisual. A MPA-AL tem por objetivo estimular e consolidar parcerias com os atores do setor audiovisual brasileiro, nos campos público e privado, bem como promover o intercâmbio de expertises e a valorização global do mercado audiovisual. A MPA-AL é parceira e dialoga permanentemente com os agentes do setor.
Mais informações:
Hudson Braga
[email protected] ou 92-99142-7778
Thiago Vitale
[email protected] ou 61-9213-3350
Rodrigo Ledo
[email protected] ou 61-8111-5655
(Com informações da assessoria)